Comportas em Porto Alegre são abertas para escoar água da chuva
Lago Guaíba teve cota de inundação alterada, de 3m para 3,6m; tempo seco e frio deve permanecer até domingo (02)
A chuva perdeu força, mas o tempo gelado continua preocupando o estado do Rio Grande do Sul. Na terça-feira (28), as comportas foram abertas para ajudar a escoar a água que persiste nas ruas de Porto Alegre. O governo também alterou a cota de inundação do lago Guaíba.
A avenida Mauá, uma das principais da capital gaúcha, tem o principal portão do cais Mauá. Todas as comportas foram abertas, enquanto a cidade enfrenta temperaturas geladas.
Após a passagem do ciclone extratropical na segunda (27) e terça, a quarta (29) amanheceu gelada: 12°C, com chegada de geada e máximas de 18°C. O tempo seco deve permanecer até domingo (02), com sol e, na próxima segunda (03), deve voltar a chover com mais intensidade.
Cota de inundação do Guaíba é alterada
Enquanto a água das chuvas é escoada, o governo alterou a cota de inundação do lago Guaíba. A antiga cota era de 3 metros, registrada no cais Mauá. O novo número, agora, é medido na região do Gasômetro, instalado no início do mês, com 3,6m – a cota de alerta é de 3,15m.
O lago, na manhã de quarta, chegou a 3,89m, subindo 30 centímetros de um dia para o outro. No dia anterior, chegou próximo dos 3,6m, mas os ventos vindos do sul alteraram a movimentação das águas, apresentando o aumento do nível.