Rio Grande do Sul ainda está recebendo doações para as vítimas das enchentes? Saiba onde fazer
Embora a mobilização inicial tenha diminuído, povo brasileiro continua demonstrando solidariedade com vítimas das enchentes
Já se passaram quase três meses desde que a tragédia climática devastou o estado do Rio Grande do Sul. Embora a mobilização inicial tenha diminuído, o povo brasileiro continua demonstrando sua solidariedade.
Um levantamento realizado pela empresa de pesquisa Kantar revelou que 17,6 milhões de domicílios no Brasil declararam ter doado itens, dinheiro ou prestado ajuda voluntária às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul. Além disso, 55% dessas pessoas afirmaram que pretendem continuar contribuindo.
+ Bibliotecas do Rio Grande do Sul recebem doação de mais de 20 mil livros dos Correios
A pesquisa também mostrou que a região Sudeste foi a que mais ajudou, com 62% das doações, seguida pelo Norte e Nordeste com 19%, Sul com 14% e Centro-Oeste com 5%. Os dados indicam que os brasileiros se sensibilizaram especialmente devido às notícias veiculadas na TV, que foram citadas por 40% dos entrevistados como principal motivação para as doações.
As chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul provocaram a morte de 182 pessoas, além de 31 desaparecidos. Segundo a Defesa Civil, mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas pelos temporais.
O que e como doar para as vítimas do Rio Grande do Sul agora?
Segundo a Defesa Civil, doações ao estado estão sendo recebidas apenas Centro Logístico da Defesa Civil. Basta enviar pelo correio ao endereço: Avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho - Porto Alegre (RS).
Os estoques de água mineral já estão plenamente atendidos, portanto não é necessário enviar. As prioridades no momento são:
- cesta básica;
- cobertores;
- roupas íntimas novas (masculinas e femininas);
- meias;
- água sanitária;
- sabão em pó;
- escova e pasta de dente;
- desodorante;
- xampu.
Caso queira ser voluntário, a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul abriu inscrições que possam atuar nas cidades afetadas pela chuva. Para isso, basta o interessado indicar a área de interesse e a carga horária disponível no site aberto pelo governo gaúcho.
Os convocados poderão ajudar em hospitais, unidades de pronto atendimento e outros serviços de saúde. A inscrição não garante convocação automática e não gera vínculo empregatício com o Estado. Os interessados devem acessar o formulário disponível no site da secretaria.
Como doar dinheiro às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul?
O SBT News reuniu uma lista com lugares seguros para quem deseja fazer doação. Abaixo, listamos órgãos e instituições que estão recebendo doações em São Paulo e pelo Brasil:
- O governo do Rio Grande do Sul ativou uma chave PIX para doações em dinheiro para ajudar as vítimas das enchentes no estado. SOS Rio Grande do Sul — CNPJ: 92.958.800/0001-38 - Associação dos Bancos No Estado do Rio Grande do Sul ou Banco do Estado do Rio Grande do Sul (as duas opções podem aparecer)
- Ação da Cidadania - https://www.acaodacidadania.org.br/
- CUFA - Central Única das Favelas - https://cufa.org.br/
- GRAD - Movimento pela conservação da biodiversidade por meio do combate ao tráfico de espécies silvestres, à caça e à pesca ilegais. https://gradbrasil.org.br/