Política

Haddad diz que conversa com Lula sobre candidatura em SP será feita “com serenidade e sem pressa”

Ministro da Fazenda afirmou que ainda discute o futuro político com o presidente e evitou antecipar decisão sobre disputar as eleições de 2026

Imagem da noticia Haddad diz que conversa com Lula sobre candidatura em SP será feita “com serenidade e sem pressa”
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad | Divulgação/Diogo Zacarias/MF
,
• Atualizado em

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou que ainda está em fase de conversas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre uma possível candidatura nas eleições de 2026, mas disse que qualquer decisão será tomada sem pressa e com cautela. A declaração foi feita durante evento do Partido dos Trabalhadores, nesta sexta-feira (6), em Salvador (BA).

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover
“Nós estamos conversando. Eu e o presidente Lula temos agenda marcada para conversar sobre isso. Está tudo em ordem. Está tudo indo bem”, afirmou Haddad.

Segundo o ministro, a definição sobre o futuro político exige tempo e avaliação do cenário. “Isso tem que ser feito com muita serenidade, sem pressa. Você tem que construir, se situar no contexto. Isso se faz com conversa, com calma, tranquilidade”, disse.

Haddad também indicou que deverá deixar o governo antes do período eleitoral. “Vou sair do governo, vou descansar um pouquinho”, afirmou.

Saída do Ministério

Em dezembro, Haddad já havia anunciado que deixaria o Ministério da Fazenda em fevereiro, em meio à pressão interna no PT para que ele fosse lançado candidato ao governo de São Paulo ou ao Senado. Na ocasião, o ministro afirmou que sairia do governo para colaborar com a campanha de reeleição do presidente Lula, sem disputar cargo eletivo.

“Eu disse a ele que não tinha a intenção de concorrer. E a resposta foi essa: ‘Haddad, vou respeitar a decisão que você tomar. Eu posso querer, mas vou respeitar a decisão’”, afirmou o ministro, em encontro com jornalistas.

"Papel a cumprir em São Paulo"

Na quinta-feira (5), o presidente Lula reforçou a expectativa de que Haddad tenha protagonismo em São Paulo nas eleições de 2026, ao citar o ministro da Fazenda e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

“Eles sabem que têm papel pra cumprir em São Paulo. Nós temos muito voto em São Paulo e temos condições de ganhar eleições em São Paulo”, disse Lula, em entrevista ao UOL.

Últimas Notícias