Quem é Daniel Vorcaro, dono do Banco Master preso em operação da PF nesta terça (18)
Banqueiro foi detido em Guarulhos durante operação que investiga fraudes e levou o Banco Central a decretar a liquidação da instituição financeira

Warley Júnior
Daniel Bueno Vorcaro, 42 anos, preso em operação da Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (18), é um banqueiro de investimentos conhecido no mercado financeiro nacional. Nascido em Belo Horizonte (BH), Vorcaro é dono do Banco Master e tem participações em empresas dos setores de saúde, varejo e tecnologia.
+ Banco Central decreta liquidação extrajudicial do Banco Master em meio a operação da PF
O mineiro assumiu a presidência do Banco Máxima em 2018, quando a instituição passou a adotar o nome Banco Master. Durante sua gestão, o banco ampliou operações e criou uma corretora de investimentos. Ele também fundou o Banco Master de Investimentos e possui participação na Kovr Seguradora.
Nos últimos anos, o Master expandiu sua presença física, ocupando quatro andares de um edifício da Faria Lima, em São Paulo. Mais tarde, a instituição anunciou a mudança para um prédio maior, com o objetivo de centralizar todas as áreas em um único endereço.
+ Presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, é afastado após operação da PF
Além do Banco Master, Vorcaro também é um dos proprietários do hotel de luxo Fasano Itaim, localizado no bairro nobre da capital paulista. Em 2023, o empresário também foi dono de um fundo de investimentos milionário do time de futebol Atlético-MG.
Fusão fracassada do Banco Master
Em janeiro de 2025, começaram as negociações para a aquisição do Master pelo Banco de Brasília (BRB). A proposta foi enviada ao Banco Central em 28 de março, mas, no início de setembro, o órgão regulador barrou a operação. O BC apontou irregularidades e preocupação com a oferta de depósitos a prazo com juros cerca de 40% acima do índice de referência praticado por outras instituições.
Nessa segunda (17), veio à tona que a Polícia Federal investiga, desde 2024, supostas carteiras de crédito falsas. Essas apurações levaram hoje à deflagração da operação Compliance Zero, que resultou no cumprimento de mandados de prisão e de busca.
+ Haddad diz que processo sobre Master deve ser robusto para BC decidir por liquidação
Prisão de Vorcaro e liquidação do Master
Daniel Vorcaro foi preso no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, por suspeita de tentar deixar o país em um avião particular. No mesmo dia, o Banco Central (BC) decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master. A medida também alcança a Master Corretora e determina a indisponibilidade de bens de controladores e ex-administradores.
Segundo o BC, a liquidação é adotada quando há risco à estabilidade do sistema financeiro, insolvência considerada irrecuperável ou prática de infrações graves às normas do setor. O regime busca garantir o encerramento das atividades de forma organizada e protegida para o sistema como um todo.







