Primeiro fim de semana de setembro tem frio no Sul e no Sudeste; veja previsão do tempo
Rio Grande do Sul deve registrar geada, enquanto Centro-Oeste pode ter calor acima de 40 °C; Chuva retorna no Norte e no Nordeste

Emanuelle Menezes
O primeiro fim de semana de setembro será de queda da temperatura no Sul e no Sudeste do Brasil. No Centro-Oeste, o clima segue quente e seco, enquanto em parte do Nordeste e do Norte a chuva deve retornar.
Uma massa de ar polar mantém o frio intenso e o risco de geada no Sul. Já o litoral do Sudeste deve enfrentar chuva persistente e o Centro-Oeste segue sob calor extremo, com temperaturas próximas de 40 °C e baixa umidade (veja detalhes abaixo).
+ Professora é presa pela quarta vez por furtar cartões de crédito no DF
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, de "perigo potencial", para declínio de temperatura em parte do país no final de semana. São atingidos os seguintes estados: Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, no Sul; São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, no Sudeste; Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste; e Rondônia, no Norte. Também há alertas amarelos para:
- Geada: no Rio Grande do Sul;
- Ventos costeiros: no Ceará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo;
- Chuvas intensas: no Acre, Amazonas, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina;
- Acumulado de chuva: em Alagoas e Pernambuco.
Veja previsão para cada região:
Sul
No sábado (6), o Paraná e Santa Catarina registram pancadas de chuva moderadas a fortes, acompanhadas de rajadas de vento e raios, segundo o Clima Tempo. Em Curitiba, o dia será encoberto e chuvoso. No Rio Grande do Sul, o tempo segue firme, mas frio, com possibilidade de geada.
No domingo (7), áreas de instabilidade voltam a atingir o oeste e o noroeste gaúcho, enquanto em Santa Catarina o sol aparece na maior parte do estado. No Paraná, a chuva perde força ao longo do dia.
Sudeste
O sábado será de chuva intensa entre o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, com risco de volumes elevados em áreas como a Baixada Santista. A capital paulista terá céu encoberto e temperaturas amenas. Em Minas Gerais e Espírito Santo, o sol predomina, mas a umidade cai no interior.
No domingo, a instabilidade persiste no litoral paulista, fluminense e capixaba, enquanto o interior de São Paulo e Minas terá sol forte e calor.
Centro-Oeste
O calor intenso é destaque na região, com máximas próximas a 40 °C. No sábado, pancadas isoladas atingem o sul de Mato Grosso do Sul e o noroeste de Mato Grosso, mas no restante da região o tempo fica firme e seco.
No domingo, o predomínio será de sol e baixa umidade, com índices abaixo de 20% em várias cidades.
Nordeste
No sábado, a chuva se concentra no litoral, do sul da Bahia até o Rio Grande do Norte, com risco de volumes fortes entre Sergipe e o RN. O interior segue quente e seco.
Domingo, a instabilidade ganha força entre o litoral da Bahia e Pernambuco, com risco de chuva intensa, enquanto o interior continua sob calor elevado. O agreste da Bahia, Sergipe e Alagoas também pode registrar pancadas.
Norte
Instabilidades provocam temporais localizados no Amazonas e Acre, no sábado. Também há chance de chuva em Roraima e Amapá, enquanto Tocantins e Pará registram tempo firme e calor.
No domingo, a chuva permanece no Amazonas e em Roraima, enquanto Rondônia e Acre terão tempo mais aberto. No Pará, há pancadas localizadas, enquanto o Tocantins segue seco e com baixa umidade do ar.