Primavera começa com frente fria, temporais e queda de temperatura em parte do Brasil
Ciclone extratropical avança pelo Sul e leva frio ao Sudeste, enquanto Norte e Nordeste seguem com instabilidade

Emanuelle Menezes
A primavera de 2025 começa oficialmente nesta segunda-feira (22), às 15h19, e a nova estação traz mudanças bruscas no tempo em várias regiões do Brasil. Uma frente fria, impulsionada por um ciclone extratropical no Oceano Atlântico Sul, avança pelo território nacional, encerrando a onda de calor dos últimos dias.
+ Casa vai parar em cima de carro durante tornado em Santa Catarina
Até quarta-feira (24), o avanço da frente fria será acompanhado por uma massa de ar polar, responsável por derrubar os termômetros e provocar chuvas fortes, rajadas de vento e risco de granizo em estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No Norte e no Nordeste, a estação também chega com instabilidade em áreas específicas.

No Rio Grande do Sul, a segunda-feira (22) começou com chuva forte e risco de temporais em diversas regiões, especialmente no Planalto, Vales, Serra e Litoral Norte. A partir da tarde, o tempo melhora gradualmente, mas as temperaturas caem com a chegada do ar frio. Em Santa Catarina e no Paraná, a chuva é generalizada e acompanhada de vendavais e granizo. A estação meteorológica de Ubiratã (PR) registrou rajadas de até 121 km/h à 1h15 desta segunda.
Em São Paulo, Rio de Janeiro, e regiões de Minas Gerais, como o Triângulo Mineiro e a Zona da Mata, a previsão é de temporais e rajadas de vento de até 80 km/h, com risco de queda de árvores, destelhamentos e falta de energia. No Espírito Santo, a circulação marítima aumenta a nebulosidade e provoca chuva isolada no litoral.
+ Temporais com fortes rajadas de vento causam estragos em cidades de SP
A Defesa Civil de São Paulo já mobilizou o Gabinete de Crise da Chuva para monitorar ocorrências como enchentes, deslizamentos e quedas de energia. A medida substitui o Gabinete do Fogo, que estava ativo devido ao risco de queimadas.
No Mato Grosso do Sul e em Goiás, a frente fria provoca temporais, com risco maior no sul do estado. Em Mato Grosso, a instabilidade avança, mas o calor ainda predomina no norte, inclusive em Cuiabá. Brasília também tem previsão de chuva nos próximos dias.
O fluxo de umidade mantém pancadas fortes no Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. Há previsão de temporais isolados, além da chegada de uma friagem rara para esta época, causada pela massa de ar frio que avança do Sul.
As pancadas atingem principalmente o litoral do Maranhão ao Ceará e a faixa leste entre Bahia e Rio Grande do Norte. No interior nordestino, o tempo permanece seco e quente, com baixa umidade do ar.