Publicidade
Brasil

Temporais com fortes rajadas de vento causam estragos em cidades de SP

Governo mobilizou gabinete de crise para evitar e conter danos; veja previsão para hoje

Imagem da noticia Temporais com fortes rajadas de vento causam estragos em cidades de SP
Registro de chuva | Marcelo Camargo/Agência Brasil
Publicidade

Chuvas acompanhadas de fortes rajadas de ventos e raios atingiram grande parte do estado de São Paulo na tarde de domingo (21). Os temporais provocaram estragos em algumas cidades, o que levou o governo e a Defesa Civil a mobilizar um gabinete de crise para as chuvas.

Em Peruíbe, por volta das 18h30, uma forte chuva ocasionou a queda de árvores e o colapso de uma estrutura de eventos. Quatro pessoas sofreram ferimentos leves e foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Outra, em estado grave, foi encaminhada para um hospital da região.

Além das chuvas, o interior registrou fortes rajadas de ventos. Em Ourinhos, por exemplo, uma loja de tapeçaria teve o telhado arrancado devido ao vento que chegou a 92 km/h. Já na capital paulista, moradores da zona sul e zona norte registraram falta de energia elétrica após as tempestades.

A instabilidade climática ocorre devido à aproximação de uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical, atualmente no sul do Brasil. O principal alerta da Defesa Civil é para as rajadas de ventos, que devem continuar acima dos 70 km/h nesta segunda-feira (22), podendo provocar quedas de árvores, danos em fiação elétrica e destelhamento.

+ Onda de calor e estiagem provocam novos incêndios no Centro-Oeste

Na terça-feira (23), o estado ainda deve registrar chuviscos, com vento predominante de sudeste contra a costa paulista. Essa condição, associada ao ar frio polar, vai provocar o declínio acentuado das temperaturas. Na capital paulista, a previsão para o dia é de mínima de 14ºC e máxima de 18ºC, sem chuvas significativas.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade