Publicidade
Brasil

Onda de calor e estiagem provocam novos incêndios no Centro-Oeste

No Mato Grosso, moradores vivem tensão com fogo próximo de casas e estabelecimentos comerciais

Publicidade

Uma nova onda de calor e a estiagem voltaram a provocar incêndios na vegetação do Centro-Oeste. No Mato Grosso, moradores estão assustados com o fogo que avança próximo das casas.

Às margens da rodovia estadual 351, em Chapada dos Guimarães, as chamas chegaram perto de um restaurante.

“Fiquei com muito medo porque a gente está com comércio aqui próximo e temos produtos inflamáveis. Mas a gente conseguiu vencer, apagando no balde”, conta a comerciante Valquíria Silva.

+ Escorpiões avançam no RS, e Porto Alegre registra aumento nas capturas

Muitos moradores precisaram abandonar as casas. As chamas só foram controladas depois de 36 horas de trabalho do Corpo de Bombeiros.

Mais de 60 focos de incêndios são monitorados neste momento em Mato Grosso, 46 deles florestais em diferentes biomas: Amazônia, Cerrado e Pantanal. O combate às chamas conta com apoio de aeronaves e equipes dos bombeiros, da defesa civil e de brigadista.

Fatores que provocam incêndios

“Vários fatores impulsionam essa questão dos incêndios. Um deles é o fator climático: a estiagem, as altas temperaturas e os fortes ventos são determinantes”, explica o tenente-coronel Rafael Marcondes, bombeiro militar.

A sexta onda de calor do ano atingiu a região Centro-Oeste nesta sexta-feira (19), com temperaturas em torno dos 40 °C em diferentes áreas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta vermelho para a baixa umidade do ar.

A previsão é que essa onda de calor também atinja outras regiões do país, como a Bahia, o sul do Maranhão e áreas do Sudeste, com temperaturas acima da média.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade