Prejuízo por chuvas no RS é estimado em R$ 559 milhões, diz confederação
Milhares de pessoas estão sem abastecimento de água potável e água pode demorar até 20 dias para baixar
Com um estado arrasado pelas chuvas e inundações, a estimativa dos prejuízos no Rio Grande do Sul chega a R$ 559 milhões, segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O número, diante do cenário sem precedentes, pode aumentar.
Com o alto nível da água e bombas desligadas por apresentar riscos à população, aproximadamente 750 mil estão desabastecidos em 51 cidades no interior. Já na região metropolitana e na capital Porto Alegre, 7 municípios estão sem água, atingindo 500 mil pessoas.
Pontos de alagamento no centro histórico da capital gaúcha estão com a água a 2,10m de altura. O rio Guaíba chegou a 5,28m, sendo que a cota de inundação é de 3m.
Nível da água pode demorar até 20 dias para baixar
A situação trágica no Rio Grande do Sul levanta questionamentos sobre o nível das águas e quando a inundação vai baixar. Especialistas apontam que a água pode começar a baixar em 4 dias, mas a realidade pode ser pior.
Há a possibilidade de que a cheia permaneça por entre 15 e 20 dias, de acordo com a meteorologista do SBT RS, Estael Sias, que já fez alertas ainda no final de abril. O risco é, além do desabastecimento de água potável, o surgimento de surtos de dengue.
A chegada de temperaturas mais baixas, a partir do início da próxima semana, além de mais chuvas, agrava a calamidade. Com isso, os rios podem sofrer um “repique”, com a água subindo ainda mais.