Prazo para pedir isenção no Enem termina na sexta-feira (26)
Prazo também vale para quem precisa justificar a ausência na edição de 2023
O prazo para pedir isenção no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 termina na próxima sexta-feira (26). O prazo também vale para quem precisa justificar a ausência na edição do ano passado.
A gratuidade pode ser solicitada na Página do Participante, com o login único do Gov.br. O resultado está programado para ser divulgado no dia 13 de maio, também na Página do Participante. Já o prazo para interpor recursos contra a reprovação das solicitações será entre 13 e 17 de maio, com resultado no dia 24 do mesmo mês.
Quem pode pedir isenção?
- Estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2024), em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
- Estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
- Estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico);
- Inscritos no programa Pé-de-Meia.
Justificam a ausência no exame
- Boletim de ocorrência por assalto ou furto;
- Acidente de trânsito;
- Morte na família;
- Maternidade ou paternidade;
- Acompanhamento de familiar em algum evento ocorrido na data da prova;
- Privação de liberdade;
- Problemas de saúde;
- Deslocamento a trabalho;
- Intercâmbio acadêmico ou atividade curricular.
A confirmação do pedido de justificativa ou isenção no Enem não garante a inscrição no exame. Os interessados em realizar as provas deste ano deverão efetuar a inscrição virtualmente.
Para que serve o Enem?
O Enem avalia o desempenho escolar dos alunos ao término da educação básica. A nota do exame é a principal porta de entrada para o ensino superior, permitindo que os candidatos concorram por vagas em universidades públicas e privadas por meio de programas do governo federal, como Sisu, Prouni e Fies. Os resultados ainda podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep.
Em 2023, 3,9 milhões de estudantes se inscreveram no Enem, número 13,1% superior em relação ao ano anterior, quando as inscrições somaram 3,4 milhões. As provas englobaram, como de costume, questões sobre linguagens, ciências humanas, matemática e ciências da natureza, além da redação.