Publicidade
Brasil

Paulo Henriques Britto é eleito para a Academia Brasileira de Letras

Escritor, tradutor e professor multipremiado vai ocupar a vaga de Heloisa Teixeira, que morreu em março deste ano

Imagem da noticia Paulo Henriques Britto é eleito para a Academia Brasileira de Letras
Paulo Henriques Britto é eleito para a Academia Brasileira de Letras - Reprodução
Publicidade

O escritor, tradutor e professor Paulo Henriques Britto foi eleito nesta quinta-feira (22) para a Academia Brasileira de Letras. Ele vai assumir a cadeira 30, que ficou vaga após a morte de Heloisa Teixeira, em março.

+ Morre a escritora Heloisa Teixeira, símbolo do feminismo e membro da ABL

Britto obteve 22 votos para ser eleito. Disputaram a vaga também Arlindo Miguel, Eduardo Baccarin Costa, Paulo Renato Ceratti, Spencer Hartmann Júnior e Salgado Maranhão.

Nascido no Rio de Janeiro em 1951, Britto já publicou 14 livros, sendo oito de poesia, três de ensaios e um voltado ao público infantojuvenil. Poemas seus foram reunidos em antologias publicadas em inglês (2007) e sueco (2014). Em 2021, sua obra poética foi editada em Portugal, e o ensaio A tradução literária saiu em espanhol no Chile, em 2023.

+ Virginia é anunciada como nova rainha de bateria da Grande Rio

Reconhecido pelo trabalho como tradutor literário, o escritor traduziu cerca de 120 obras de autores de língua inglesa, como Jonathan Swift, Charles Dickens, Henry James, Virginia Woolf, V. S. Naipaul, Thomas Pynchon e James Baldwin. Entre os poetas traduzidos por ele estão Byron, Wallace Stevens, Elizabeth Bishop e Frank O’Hara.

Ele é professor do Departamento de Letras da PUC-Rio, com atuação nas áreas de tradução poética e poesia brasileira contemporânea.

+ Anvisa proíbe mais duas marcas de azeite no Brasil

Entre os prêmios que recebeu ao longo da carreira estão o Portugal Telecom, APCA, Alphonsus de Guimaraens (em duas edições), Alceu Amoroso Lima, Bravo! Prime de Literatura e Jabuti.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade