Publicidade
Brasil

Patinetes elétricos ganham espaço nas cidades brasileiras e exigem atenção no uso

A procura pelos patinetes tem crescido e aquecido o mercado de mobilidade urbana

Publicidade

Um meio de transporte tem tomado as ruas brasileiras: os patinetes elétricos. Mas, apesar de práticos e rápidos, o uso desses veículos de duas rodas exige cuidado.

+ Caminhão perde força na subida e mata duas crianças atropeladas em São Luís (MA)

A procura pelos patinetes tem crescido nas principais capitais do país e aquecido o mercado de mobilidade urbana. Em São Paulo, eles se tornaram comuns entre frequentadores da Avenida Faria Lima, no centro financeiro da cidade.

+ São Paulo confirma 2 mortes de intoxicação por metanol no estado; 10 casos são investigados

A capital paulista, no entanto, não é a única. Em Florianópolis, apenas uma plataforma de aluguel já reúne 400 mil usuários, que somam mais de 2,3 milhões de viagens.

Segundo o Secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano de Florianópolis, Moacir Silva, a comodidade é a principal vantagem dos patinetes.

"Ele se estabelece como um modal, ou seja, como uma opção de transporte. E Florianópolis é muito apropriada pra isso. Tu podes vir ao terminal, de uma outra cidade, outro bairro, e aqui tu migrar pra ruas, pros setores da cidade, com o patinete." , diz

Regulamentação

No Brasil, a regulamentação nacional para patinetes elétricos é ampla. Não há exigência de idade mínima para condução, nem de uso obrigatório de capacete. A circulação sobre calçadas é permitida, desde que a velocidade máxima seja de seis quilômetros por hora. Mesmo assim, cada cidade pode adotar regras próprias para restringir o uso. Empresas que oferecem aluguel desses veículos também criam normas específicas.

Apesar de serem vistos como uma opção divertida de transporte, os patinetes requerem atenção, especialmente em áreas de grande movimentação. Assim como bicicletas e motos, é necessário respeitar a sinalização, conduzir no sentido correto das vias, utilizar equipamentos de segurança e manter atenção ao entorno.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade