Novembro terá três feriados; Confira datas
Dia da Consciência Negra (20) é a novidade no calendário, data foi incorporada como feriado nacional no ano passado
O mês de novembro, neste ano, conta com uma novidade para o calendário nacional de feriados: O dia da Consciência Negra (20). A alteração foi aprovada no Congresso em novembro passado e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Anteriormente, a data não era considerada nem ponto facultativo e a folga ocorria apenas em alguns lugares por meio de lei estadual ou municipal.
+ Feriados 2025: ano terá mais "feriadões" do que 2024; confira calendário completo
Confira os feriados de novembro:
- 02 de novembro: Finados (sábado)
- 15 de novembro: Proclamação da República(sexta-feira)
- 20 de novembro: Consciência Negra (quarta-feira)
Apesar dos feriados, a folga vai depender dos acordos entre empregador e empregado. O artigo 70 da CLT proíbe atividades profissionais durante feriados nacionais, mas a legislação abre exceções para serviços considerados essenciais, como setores de indústria, comércio, transportes, comunicações, serviços funerários, atividades ligadas à segurança, entre outros.
Além disso, o empregador pode solicitar que o funcionário trabalhe durante o feriado quando houver uma Convenção Coletiva de Trabalho, que é um acordo antecipado feito entre empregadores e sindicatos.
A legislação trabalhista determina que o trabalho em feriados seja remunerado em dobro, a não ser que o empregador ofereça folga compensatória ao funcionário. Esta definição de compensação (salário ou folga), geralmente, é feita por acordo entre sindicato e contratante, na ausência de sindicato, o acordo é feito diretamente com o funcionário.
+ Novembro azul: começa o mês de conscientização sobre a saúde do homem
E no caso de feriados no sábado?
Caso o sábado já seja um dia de descanso, o feriado não altera a rotina. No entanto, para quem trabalha aos finais de semana, o feriado garante o mesmo tipo de compensação de dias úteis.
*Com supervisão de Lucas Cyrino