“Não tenho medo de reitor”, afirma Lula durante discurso no Maranhão
Declaração do presidente é feita em meio à sinalização de diversas universidades pelo fim da greve que já dura mais de 60 dias
Durante evento para anunciar investimentos no Maranhão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em discurso, que “não tem medo de reitor”. A declaração acontece em um momento em que dezenas de universidades sinalizam pelo fim da greve de docentes e funcionários técnico-administrativos de universidades e institutos federais pelo país.
“Eu, em apenas um ano e sete meses, já convidei duas reuniões de todos os reitores do Brasil, das universidades e dos institutos federais, porque eu não tenho medo de reitor e esse dedo que falta não foram eles que morderam. Eu perdi numa fábrica, e portanto, eu quero ter uma relação mais democrática possível”, afirmou Lula, criticando também o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por não ter recebido representantes de universidades durante o mandato.
Segundo levantamento feito pelo SBT News, 37 das 62 universidades federais que estão em greve já deliberaram pela assinatura do acordo proposto pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e pelo Ministério da Educação (MEC). Dessas, oito já tem retorno definido, enquanto 15 irão encerrar a greve em conjunto com as outras instituições que aderiram à manifestação.
Os encaminhamentos das assembleias serão enviados ao Comando Nacional de Greve do ANDES-SN, que se reunirá durante todo o final de semana para sistematizar os resultados e construir a saída coletiva e a assinatura do acordo junto ao Governo Federal.
A paralisação já dura mais de 60 dias.