Mudança no tempo deve provocar pancadas de chuva e vento forte em SP
Defesa Civil emitiu alerta para o estado até sábado (12); veja recomendações
Camila Stucaluc
A passagem de uma frente fria fez as temperaturas despencarem em mais de 10ºC em São Paulo, passando de máximas de 37ºC para 26ºC. O clima ameno será acompanhado de pancadas de chuvas intensas, com previsão de raios e fortes rajadas de vento. Em meio ao cenário, a Defesa Civil emitiu um alerta para o estado até sábado (12).
+ Onda de calor perde força e chuva retorna em boa parte do Brasil
Segundo os agentes, a previsão é que a chuva varie entre as regiões, com estimativas que incluem até 100 milímetros (mm) na Serra da Mantiqueira, no Litoral Norte e nas regiões de Presidente Prudente e Marília. Na região metropolitana da capital, os acumulados podem chegar a 80 mm, assim como na Baixada Santista e nas regiões de Campinas.
Com isso, é recomendado que os moradores redobrem a atenção em áreas urbanas mais vulneráveis, já que, devido ao solo encharcado, podem ocorrer deslizamentos e desabamentos. Também são previstos possíveis pontos de alagamentos e ocorrências relacionadas a descargas elétricas e vento forte.
Vejas todas as recomendações:
- Evite áreas arborizadas durante a tempestade, devido ao risco de quedas de árvores;
- Jamais enfrente áreas alagadas ou com enxurradas;
- Ao ouvir um trovão, procure um local coberto;
- Para quem reside em áreas de encosta, observe os sinais de movimentação do solo;
- Em caso de rajadas de vento, fique atento. Ventos a partir de 60km/h, galhos podem ser danificados e necessita atenção;
- Mantenha distância de janelas, vidros e objetos perfurantes;
- Caso um fio energizado caia sobre o veículo, os ocupantes devem permanecer dentro do automóvel e ligar para o serviço de emergência.