Moraes autoriza visita de senadores a Silvinei em presídio
Sergio Moro, Magno Malta, Hamilton Mourão e Damares Alves estão entre os parlamentares autorizados a visitar o ex-diretor da PRF na Papuda
O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes autorizou 17 senadores a visitarem o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal PRF) Silvinei Vasques, preso no Complexo da Papuda, em Brasília (DF). A lista inclui Sergio Moro (União-PR), Magno Malta (PL-ES), Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e Damares Alves (Republicanos-DF). O objetivo oficial das visitas é verificar as condições pessoais de Silvinei na prisão.
De acordo com a decisão, “a data da visita deverá ser previamente agendada junto à Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal”; os parlamentares só poderão entrar de três em três; acompanhantes - incluindo seguranças, assessores e profissionais de imprensa - ficarão de fora; e o porte de telefone celular, assim como o registro de imagens, está “terminantemente proibido”.
+ Gilmar Mendes nega novo pedido de liberdade de Silvinei Vasques
“Quaisquer intercorrências registradas durante as visitas devem ser imediatamente comunicadas a esta suprema corte”, advertiu Moraes no despacho de autorização, assinado no dia 20 de junho. No documento, o ministro lembra também que, por ser relator do caso, toda e qualquer solicitação referente a Silvinei deve ser submetida a ele, para que a decisão seja tomada em conformidade com as regras da Vara de Execuções Penais do DF.
Interferência nas eleições
Silvinei Vasques está preso desde agosto de 2023, por determinação de Moraes. Ele é suspeito de tentar interferir nas eleições de 2022 para beneficiar o então candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). O então diretor da PRF teria usado a corporação para realizar bloqueios em rodovias localizadas em tradicionais redutor eleitorais de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O objetivo seria impedir que os eleitores chegassem a tempo nas seções de votação.
Lista de senadores
Confira abaixo a lista completa com os senadores
- Damares Alves (Republicanos-DF);
- Eduardo Girão (Novo-CE);
- Esperidião Amin (PP-CE):
- Izalci Lucas (PL-DF);
- Zequinha Marinho (Podemos-PA);
- Jaime Bagatolli (PL-RO);
- Rogério Marinho (PL-RN);
- Ciro Nogueira (PP-PI);
- Sérgio Moro (União-PR);
- Luis Carlos Heinze (PP-RS);
- Marcos Pontes (PL-SP);
- Tereza Cristina (PP-MS);
- Jorge Seif (PL-SC);
- Plínio Valério (PSDB-AM);
- Cleiton Azevedo (Republicanos-MG);
- Hamilton Mourão (Republicanos-RS);
- Magno Malta (PL-ES)