Moradores relatam invasão de tanajuras no Rio de Janeiro
Imagens que circulam nas redes sociais mostram as formigas em casas e praias
Moradores do Rio de Janeiro relataram, nesta quarta-feira (23), uma invasão de formigas tanajuras na cidade. Imagens que circulam nas redes sociais mostram uma grande concentração dos insetos nas casas e nas praias do Rio.
+ Transplantados com HIV: Justiça acata denúncia e sócio de laboratório se entrega à polícia
Nas imagens, é possível ver enxames das formigas voando próximo de residências. Outras pessoas encontraram diversas tanajuras mortas na areia das praias. Na cidade do Rio, os insetos já foram reportados nos bairros de Recreio dos Bandeirantes, Tijuca, Irajá, Santa Cruz e Ilha do Governador. Essas formigas também foram avistadas em Seropédica, na Baixada Fluminense, e em Niterói
Segundo Maria Lucia Moscatelli, engenheira agrônoma do Jardim Botânico, a presença desses animais em grande quantidade nessa época do ano é comum, pois é o período de reprodução das tanajuras.
"A maior parte morre, são levados pelo vento, não encontram substrato adequado, são predados por aves, por sapos, e é por isso que eles são produzidos nessa quantidade", explica Maria Lucia.
Apesar assustarem, esses insetos não são nocivos aos seres humanos e, em algumas culturas, a espécie é conhecida por ser servida em pratos, como a "farofa de tanajura".