Ministro projeta "grande volume de investimentos" para recuperação do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre
Silvio Costa Filho disse que avaliação do prejuízo só deve ocorrer após redução das cheias; companhias devem apresentar plano de ampliação da malha aérea gaúcha
Em entrevista ao SBT, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que ainda não há um plano de recuperação do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), mas que um "grande volume de investimentos" já pode ser esperado para que as instalações voltem a "operar o quanto antes". "Esperamos que nestes próximos 10 dias, 15 dias, a gente tenha um diagnóstico claro da situação", completou.
+ Prejuízo por chuvas no RS é estimado em R$ 559 milhões, diz confederação
Costa Filho informou que o plano de operações está, até que o nível das águas diminua, dividido em duas etapas: a primeira cuidará de preservar o patrimônio do aeroporto, garantindo a segurança e afastando invasões e furtos; já em segundo lugar, vem a avaliação para se ter "noção de toda infraestrutura".
O Aeroporto Salgado Filho, no código IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos), é o 9º maior aeroporto do Brasil. Transportava em média 8 milhões de pessoas por ano no período pré-pandemia — em 2019, 8.106.869 passageiros passaram pelo local.
+ Chuvas no Rio Grande do Sul: chega a 90 o número de mortes confirmadas
O ministro disse ainda que as companhias que operam no Sul vão enviar à pasta um plano de aviação para o estado. Esse projeto deve ampliar a malha aérea gaúcha, direcionando voos a pistas de pouso regionais por todo o Rio Grande do Sul.
A ideia é criar novas rotas no interior e em regiões alagadas. Costa Filho também reforçou o trabalho fundamental do setor no transporte de cargas para auxílio das regiões inundadas.
Andreea Pal, presidente da Fraport Brasil, empresa que administra o terminal, reafirmou a fala do ministro: "Não existe uma previsão hoje de reabertura do aeroporto", que aguarda o nível da água abaixar para receber avaliação de danos.
Veja mais
+ Prefeito de Porto Alegre pede que moradores deixem bairros
+ Porto Alegre deve seguir alagada por ao menos mais 10 dias
+ Rio Guaíba está quase 2,3 metros acima do limite de inundação