Rio Guaíba está quase 2,3 metros acima do limite de inundação
Segundo previsões, água vai ficar acima dos 5 metros pelo menos por mais 4 dias; buscas sobre nível do rio crescem no Google
O nível do rio Guaíba, em Porto Alegre, chegou a quase 2,30 metros acima do seu limite de inundação. A última medição, feita às 9h desta segunda-feira (6), mostra que o nível da água está em 5,29 metros.
A cota para inundação do rio é de 3 metros. Segundo previsões do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), os níveis do Guaíba devem ficar acima dos 5 metros pelo menos nos próximos 4 dias.
A medição é feita em conjunto pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) do Rio Grande do Sul e pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB). O recorde de inundação foi registrado às 8h de domingo (5), quando o rio atingiu 5,33 metros.
O recorde anterior, ultrapassado após as fortes chuvas que começaram na última segunda-feira (29), era de 1941. Naquele ano, o rio chegou a 4,76 metros de altura.
Buscas sobre o Guaíba crescem
As buscas no Google sobre o rio Guaíba atingiram um pico de interesse nesta segunda-feira (6). Das 10 principais pesquisas realizadas, 7 são sobre atualizações do nível da água.
As medições do nível do Guaíba estão sendo feitas a cada hora pela SEMA, em parceria com a SGB, e podem ser acompanhadas em um gráfico.
As buscas pelo termo Rio Grande do Sul também cresceram e registraram o maior pico de interesse nesta segunda. A previsão do tempo para o estado está entre as principais pesquisas registradas pelo Google Trends.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o sul do Rio Grande do Sul tem alerta para tempestade nesta segunda. As cidades atingidas são: Aceguá, Arroio Grande, Chuí, Herval, Jaguarão, Pedras Altas, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar.