Ministro do TCU culpa Eduardo Leite e Sebastião Melo pelas enchentes no RS
Augusto Nardes afirmou que "não foi feito a avaliação” de risco das regiões; “O que faltou foi prevenção”, avaliou
O ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), culpou a governança e a ausência de manutenção em equipamentos de prevenção a enchentes pelas inundações no Rio Grande do Sul. “Não foi feito a avaliação”, disse em sessão de debate especial no Senado nesta segunda (27).
- RS: Jader Filho diz que prefeitos gaúchos estão com "dificuldades enormes" em apresentar informações
“O que faltou foi prevenção”, afirmou. Segundo ele, a questão avançou com o governo do estado, mas teve resistência do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), quando apresentou a implementação de ações estratégicas para a cidade.
Explicou que fez alertas às autoridades sobre a necessidade de manter os muros de contenção em dia, mas que os avanços foram poucos.
“Eu tentei alertar o governador do Rio Grande do Sul [Eduardo Leite, do PSDB], ele avançou em algumas coisas. O prefeito de Porto Alegre, também falei com ele, para ter a avaliação de risco. Se tivéssemos avaliação de risco, não teríamos tido o rompimento dos diques. Não foi feita a avaliação”, disse o ministro.
Nardes afirmou ainda que “não há” projeto de prevenção de riscos na Defesa Civil brasileira. Falou sobre a importância da manutenção preventiva e do acompanhamento de obras que é feito pelo TCU.
Procurados pela reportagem, o prefeito de Porto Alegre e o governador gaúcho não se manifestaram sobre a fala do ministro do TCU.
Governança: sistema que compreende o processo de gestão do poder público em rede. Isto é, a estratégia de direcionar, avaliar e monitorar ações do governo prevendo possíveis riscos à gestão de necessidades dos cidadãos.