Publicidade
Brasil

Uma em cada 5 crianças de até 3 anos não está matriculada em creche

Pesquisa aponta que existem dificuldades em acessar o serviço por parte das famílias mais pobres

Imagem da noticia Uma em cada 5 crianças de até 3 anos não está matriculada em creche
• Atualizado em
Publicidade

Cerca de 2,3 milhões de crianças de 0 a 3 anos não estão matriculadas em creches no Brasil. O levantamento é do Todos pela Educação, com base em dados da Pnad Contínua Educação 2023 — ligada ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa 20% da população dessa faixa etária.

O relatório aponta que existem dificuldades em acessar o serviço por parte das famílias mais pobres. Entre elas, a inexistência da escola ou sua localização erma, bem como o número insuficiente de vagas.

Outro problema relatado são as instituições de ensino que não aceitam alunos por causa da idade. A pesquisa conclui que 6 em cada 10 famílias gostariam que seus filhos frequentassem a creche. No entanto, apenas 4 são atendidas.

A pesquisa mostra que 4,7 milhões (40%) das crianças estão regularmente matriculadas. Outras 4,2 milhões (36%) não frequentam a creche por opção dos pais.

Desigualdade de renda

A pesquisa ainda destaca que a desigualdade de renda é um aspecto que tem influência na presença das crianças nas creches. No caso das famílias mais pobres, por exemplo, 28% das crianças não estão matriculadas por dificuldade no acesso às instituições. O número cai para 7% quando consideradas as famílias mais ricas.

O relatório ressalta que os maiores percentuais de crianças que não vão à creche por causa da dificuldade no acesso estão nas regiões Norte e Nordeste. Os quatro estados com maior índice são Acre (48%); Roraima (38%); Pará (35%) e Piauí (33%).

Em números absolutos, 44% das crianças (1 milhão das 2,3 milhões) sem matrícula estão em cinco estados. São eles: São Paulo (267 mil); Minas Gerais (217 mil); Pará (205 mil); Bahia (204 mil); Maranhão (137 mil).

O SBT News entrou em contato com o Ministério da Educação (MEC) para falar sobre o déficit na educação infantil, mas não teve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade