Publicidade
Brasil

Influenciador registra céu de São Paulo antes e depois das queimadas

Imagens mostram uma "cortina de fumaça" sob a cidade, impossibilitando a visibilidade de alguns bairros

Imagem da noticia Influenciador registra céu de São Paulo antes e depois das queimadas
Cidade de São Paulo antes e depois das queimadas | Marcelo Dias/@pousos_e_decolagens
• Atualizado em
Publicidade

Um influenciador registrou a cidade de São Paulo antes e depois das queimadas. As imagens chocantes mostram uma "cortina de fumaça" sob a capital paulista, impedindo a visibilidade de alguns bairros.

Marcelo Dias, dono do perfil @pousos_e_decolagens nas redes sociais, fez a gravação quando voltava de Montes Claros (MG), no dia 3 de setembro. Ele conta que a fumaça já estava densa em Minas Gerais, mas ficou mais impressionado quando chegou em São Paulo.

"O que mais me assustou e impressionou é que quando tem uma capa fina de poluição você ainda consegue ver a paisagem lá embaixo, mas dessa vez não. Dessa vez você não conseguia ver nada. Eu nunca vi nada igual", conta Marcelo.

Dias antes, em 23 de agosto, Marcelo sobrevoou o interior paulista e mostrou a propagação da fumaça que cobria a cidade de Americana.

O piloto agrícola William Rambo, que atua no combate às queimadas no interior de São Paulo e em outras regiões, conta que a visibilidade durante os voos ficou muito prejudicada por conta da fumaça.

"Fica bem restrito, né? No combate a um incêndio aqui teve que ligar farol, tudo, só enxergava quando tava bem perto. [...] Ontem cedo mesmo era pra ter combate lá em Confresa (MT) e o avião não conseguiu sair cedinho, ele só saiu depois que começou o vento, porque até ter vento, fica aquela fumaça parada, né?", relatou o piloto.

Rambo ainda afirmou que a baixa umidade do ar, provocada pela seca e pelos incêndios, piora muito a qualidade dos voos. "O avião chacoalha muito, principalmente em horários que já são quentes, ali no meio-dia", conta.

Pousos e decolagens

O influenciador Marcelo Dias, que registrou as imagens aéreas da fumaça, conta que sempre gostou de fotografia e adorava ver os mapas do Brasil durante os voos. Foi essa paixão que levou Marcelo a começar seu perfil nas redes sociais, em 2017, compartilhando, de forma documental, diferentes locais e histórias pelo Brasil, com uma visão diferente do convencional.

Voando uma vez a cada duas semanas, Marcelo conta que seu grande sonho é conhecer os aeroportos mais remotos do Brasil e, mesmo com tantas horas de voo, nunca ficou tão assustado quanto ao ver o céu de São Paulo coberto pela fumaça.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade