Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão sob alerta máximo para tempestade
Há previsão para ventos intensos e chuva de granizo, além de possível corte de energia elétrica, danos em plantações e quedas de árvores
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou, nesta sexta-feira (13), os estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina sob alerta máximo para tempestade.
+60% do território brasileiro está coberto por fumaça das queimadas
O órgão alerta para ventos intensos e chuva de granizo, além de possível corte de energia elétrica, danos em plantações e quedas de árvores. O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), também nesta sexta-feira, considera amarelo o risco hidrológico, que é a possibilidade, entre outras coisas, de os níveis de rios e reservatórios transbordarem. Ambas instituições analisam as informações meteorológicas e as classifica em três categorias: alerta amarelo para perigo potencial, alerta laranja para perigo, e alerta vermelho, o mais grave, que indica grande perigo e é onde se encontram os estados mencionados.
Nesta semana, moradores das regiões citadas presenciaram o fenômeno da "chuva preta". Esse tipo de chuva ocorre quando milhares de partículas poluídas estão no ar, principalmente devido às queimadas que afetam grande parte do país. Segundo o Inmet, o evento pode voltar a atingir a região sul.
+De quais formas a chuva preta pode impactar a saúde