Ibaneis indica ex-presidente da Caixa para a presidência do BRB
Nelson Antônio de Souza foi escolhido após o então presidente Paulo Henrique Costa ser alvo de operação da PF e afastado por 60 dias


Jessica Cardoso
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou nesta quarta-feira (19) a indiação do ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson Antônio de Souza, para assumir a presidência do Banco de Brasília (BRB).
A escolha acontece um dia depois de Ibaneis ter indicado Celso Eloi de Souza Cavalhero para o cargo, mudança que acabou sendo revista.
+Rollemberg articula CPI na Câmara sobre Banco Master e BRB
De acordo com o Governo do DF, Nelson Souza deve enviar ainda hoje ao Banco Central toda a documentação necessária para que seu nome seja analisado. Depois disso, ele também precisará passar pela aprovação da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
A troca no comando do BRB ocorre durante a crise provocada pela Operação Compliance Zero, da Polícia Federal, que investiga um esquema de fraude na emissão e venda de títulos de crédito falsos.
Por decisão da Justiça, o então presidente do banco, Paulo Henrique Costa, foi afastado por 60 dias.
Também nesta quarta (19), o BRB informou que o conselho de administração decidiu contratar uma auditoria externa especializada para apurar todos os fatos ligados à operação da PF.
+Imagens mostram momento em que dono do Banco Master é preso em raio-x do Aeroporto de Guarulhos
Motivos para escolha
Em nota, o governo do DF afirmou que a escolha “tem caráter técnico” e descreveu Souza como “nome respeitado no setor financeiro e bancário”, com “mais de 45 anos de experiência na área”.
O ex-presidente da Caixa tem passagem por diversos cargos de comando no setor financeiro. Ele atuava como vice-presidente da Elo Cartões desde o ano passado e presidiu a Caixa entre 2018 e 2019, período em que, segundo a nota, a instituição “alcançou o maior resultado em 155 anos de fundação”.
Também foi presidente da Brasilcap Capitalização S.A. (2021-2024), do Conselho de Administração do BRB (2020) e do Banco do Nordeste (BNB) entre 2014 e 2015, quando o BNB, segundo o governo do DF, “atingiu o maior faturamento da história”.
Graduado em consultoria empresarial pela Universidade de Brasília (UnB), Souza possui MBA em administração e marketing pelo Instituto de Estudos Empresariais do Rio de Janeiro. Ele também é formado em letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e em psicologia pela Faculdade Santo Agostinho, no Piauí.









