Brasil

Ibama pede mais informações da Petrobras em licenciamento da Foz do Amazonas e marca reunião

Petroleira busca há anos uma licença para perfurar na Bacia da Foz do Amazonas; maioria dos brasileiros é contra a exploração de petróleo na região

Imagem da noticia Ibama pede mais informações da Petrobras em licenciamento da Foz do Amazonas e marca reunião
Plataforma da Petrobras | Divulgação/Geraldo Falcão/Agência Brasil
,
Publicidade

O órgão ambiental federal Ibama decidiu pedir mais informações à Petrobras no âmbito do processo de licenciamento para a perfuração de um poço na Bacia da Foz do Amazonas, e sugeriu uma reunião para quinta-feira (16). A informação é da agência de notícias Reuters.

A decisão ocorre após um novo parecer técnico do órgão, anexado ao processo nessa segunda (13), apontar que ainda há "pendências e incertezas" quanto às informações apresentadas nos planos de Emergência Individual e de Proteção à Fauna pela petroleira estatal.

O Ibama havia aprovado um teste de resposta a emergências realizado pela Petrobras em agosto, mas solicitou ajustes antes de decidir sobre se concederá a licença ou não. A petroleira havia respondido em 26 de setembro.

Procurada, a Petrobras não respondeu imediatamente a pedidos de comentários.

+ MPF recomenda que Ibama negue licença para exploração de petróleo na Foz do Amazonas

A petroleira busca há anos uma licença para perfurar na Bacia da Foz do Amazonas, em região onde a indústria petroleira acredita ser possível haver grandes reservas capazes de abrir uma nova fronteira exploratória. Entretanto, a área tem enormes desafios socioambientais e sua exploração enfrenta forte resistência de grupos da sociedade e até mesmo de parte do governo federal.

Uma pesquisa nacional do Instituto Datafolha mostrou que a maioria dos brasileiros avalia que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deveria proibir a exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas.

O levantamento, encomendado pela organização de responsabilização corporativa Ekō, indica a avaliação de 2.005 brasileiros antes do evento climático COP30, em Belém, no próximo mês.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade