"Projeto Verão" impulsiona busca por academias no fim do ano
Estudo revela que 63% dos novos frequentadores abandonam treinos após apenas 3 meses

SBT Brasil
O chamado "projeto verão" — treinamento intensivo para perder peso e malhar os músculos para a época de calor — tem impulsionado a busca por academias, em uma tentativa de compensar a ausência de exercícios físicos no restante do ano.
O problema é que estudos, realizados por pesquisadores da USP, da PUC e da UFPR, revelam que o hábito não costuma durar: 63% dos novos frequentadores abandonam os treinos nos primeiros três meses. Uma pena, já que a ciência afirma que, para além da estética, são muitos os benefícios de um treino regular e contínuo.
"Você consegue melhorar a pressão arterial, a glicemia, o colesterol. [...] A pessoa que não é obesa, não é diabética, não tem pressão alta consegue prevenir essas doenças justamente por fazer exercício de forma regular e a pessoa que tem essas doenças consegue um controle muito melhor", afirma Nathan Chehter, professor da Faculdade de Medicina da UNICID.
Uma pesquisa divulgada pela revista médica Jama Oncology vai ainda mais longe: aponta que níveis moderados de atividade física contínua reduzem a mortalidade por tumores no sistema digestivo.









