Vacina da Covid-19 pode auxiliar no tratamento de câncer, diz estudo
Pesquisadores dos Estados Unidos aponta que imunizantes podem aumentar a eficácia da imunoterapia em diferentes tipos de tumores
SBT Brasil
Um estudo promissor traz esperança para o tratamento de algumas formas de câncer. Pesquisadores nos Estados Unidos descobriram que a vacina de Covid-19 com RNA mensageiro pode potencializar o combate aos tumores.
Imunizantes que ajudaram a poupar vidas na guerra contra o vírus, agora, além de tudo, também se mostram eficientes no tratamento contra o câncer. Segundo os cientistas de dois centros de pesquisas dos Estados Unidos, vacinas desenvolvidas por dois laboratórios, e que foram usadas no Brasil, ao estimular o sistema imunológico, podem tornar as células cancerígenas mais visíveis e, logo, mais sensíveis às medicações da imunoterapia.
"É uma terapia contra o câncer que atua ativando o sistema de defesa, conhecido como sistema imune, a identificar melhor e combater as células cancerígenas. [...] É totalmente diferente da 'quimio', ao treinar o sistema de defesa ela é mais efetiva em verificar quais as alterações daquele tumor e qual a melhor forma do sistema de defesa combatê-lo", explica o oncologista Guilherme Harada.
No estudo, os pesquisadores analisaram o caso de 880 pacientes que receberam a vacina de RNA mensageiro até 100 dias antes do início da imunoterapia. Todos apresentadram melhor resposta ao tratamento.
Em casos de câncer de pulmão em estágio avançado, a sobrevida aumentou de 20 para 37 meses. Já a taxa de sobrevivência em três anos foi de 30,8% para 55,7%. Nos casos de melanoma, o risco de morte foi reduzido em 60%.









