Homem que morreu no Metrô de São Paulo será enterrado na quinta-feira (08); linha 5-Lilás não tem sensores entre portas
Lourivaldo Ferreira Silva Nepomuceno, de 35 anos, ficou preso entre a porta do trem e da plataforma na estação Campo Limpo da linha 5-Lilás
SBT News
Lourivaldo Ferreira Silva Nepomuceno, de 35 anos, o homem que morreu preso entre a porta do trem e a da plataforma na estação Campo Limpo da linha 5-Lilás, na terça-feira (06), será velado e enterrado na quinta-feira (08).
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O velório está marcado para começar às 12h, no Cemitério da Saudade de Taboão da Serra, local do enterro, às 14h.
A ViaMobilidade não tem sensores de movimento entre as portas, que poderiam evitar um esmagamento. Em nota (completa no final do texto), a concessionária que administra a linha informou que estes sensores estão presentes somente nos trens, impedindo que eles se movimentem com as portas abertas.
A identificação de Lourivaldo demorou para acontecer, porque ele estava sem documento no momento do acidente.
Conforme boletim de ocorrência, agentes do metrô disseram ter ouvido passageiros gritando "tiro" e correram para a plataforma. No local, encontraram Lourivaldo já morto "com seu corpo paralelo e junto à linha férrea, de bruços".
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O agente lembrou que na estação existem avisos sonoros e luminosos, além de sinalização sobre as portas. O caso é investigado pela Delegacia de Polícia Metropolitano (Delpom).
Um vídeo, cedido pela ViaMobilidade, mostra o trem partindo e, na sequência, passageiros se afastando do local do acidente. Funcionários do metrô chegam depois.
Veja nota completa da ViaMobilidade:
A ViaMobilidade esclarece que a Linha 5-Lilás dispõe de um sistema, utilizado nacional e internacionalmente, de sensores de obstrução de portas para impedir que os trens partam com as portas abertas. No caso em questão, mesmo após os alarmes visuais e sonoros, ao tentar entrar no vagão, o passageiro acabou ficando no espaço entre o trem e a plataforma, onde não há sensores. Como tanto as portas de plataforma quanto as do vagão estavam fechadas, o trem partiu. A concessionária realiza regularmente campanhas para alertar os passageiros sobre a importância de não entrar nem sair do trem após os alarmes nem tentar segurar as portas.