Governo autoriza contratação de 11.500 moradias do Minha Casa, Minha Vida para o RS
Medida já havia sido anunciada, mas foi publicada no Diário Oficial desta quinta (18)
O governo federal autorizou a contratação de 11.500 moradias para municípios do Rio Grande do Sul impactados pelas chuvas, por meio de recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), do Programa Minha Casa, Minha Vida. A medida foi publicada nesta quinta-feira (18), no Diário Oficial da União.
A ação já havia sido anunciada anteriormente pelo governo Lula e foi planejada para alocar moradores gaúchos que perderam suas casas por causa da tragédia. + Governo federal pagará até R$ 40 mil na compra de casa no Rio Grande do Sul
Canoas e Porto Alegre serão as cidades a receber mais casas, com 3 mil construções previstas para cada um dos municípios. Novo Hamburgo vem em seguida, com 1.300, seguida de Eldorado do Sul (900), Estrela e São Leopoldo (800 cada), Charqueadas (600), Cruzeiro do Sul (500), além de Santa Maria e Lajeado (300 cada).
O Ministério das Cidades ficará responsável por encaminhar as demandas de unidades habitacionais periodicamente ao FAR. A pasta também vai avaliar propostas de empreendimentos que sejam levadas pelos governos estaduais ou empresas de construção civil. + Minha Casa, Minha Vida: meta de 2 milhões de unidades até 2026 será superada, diz Jader Filho
Segundo estimativa da Confederação Nacional do Municípios (CNM), ao menos 100 mil casas foram destruídas ou danificadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.