Publicidade
Brasil

Foragida dos ataques de 8 de janeiro é presa após deportação dos Estados Unidos

Rosana Maciel Gomes, de 52 anos, foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 14 anos de prisão

Imagem da noticia Foragida dos ataques de 8 de janeiro é presa após deportação dos Estados Unidos
Foragida desde janeiro de 2024, quando mandado de prisão foi expedido, ela deixou o Brasil ilegalmente | Divulgação/Marcelo Camargo/Agência Brasil
,
Publicidade

Rosana Maciel Gomes, de 52 anos, foi presa na noite dessa quarta-feira (27), no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Ela foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 14 anos de prisão por crimes relacionados aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

+ STF já responsabilizou 1.190 pessoas pelo 8 de janeiro, com 638 condenações; veja números

Segundo a Polícia Federal (PF), ela desembarcou em um voo que transportava pessoas deportadas dos Estados Unidos. Rosana foi condenada por golpe de Estado, abolição violenta do Estado democrático de direito, associação criminosa, dano ao patrimônio público e dano a patrimônio tombado.

Foragida desde janeiro de 2024, quando o mandado de prisão foi expedido, ela deixou o Brasil ilegalmente. Segundo as investigações, ela passou pelo Uruguai, Argentina, Colômbia e México, até tentar entrar nos Estados Unidos, onde acabou detida no Texas por imigração ilegal.

+ Moraes mantém condenação de mulher que pichou estátua da Justiça nos atos golpistas de 8 de janeiro

Antes da prisão, ainda em território mexicano, Rosana chegou a publicar mensagens nas redes sociais acompanhadas da bandeira dos Estados Unidos. Em uma delas, escreveu: "Não fique preso ao passado. Você está agora diante de uma nova experiência. Dedique-se a ela de corpo e alma, e verá surgir o próximo degrau de evolução."

Após ser capturada, foi encaminhada a uma penitenciária da Polícia de Imigração e Alfândega (ICE), no estado da Louisiana. Ela permanecerá à disposição da Justiça.

+ Com ilustração de Bolsonaro, The Economist diz que Brasil dá lição de "maturidade democrática" aos EUA

Condenados pelo STF

Até o momento, o STF já condenou mais de 400 pessoas das 1,3 mil denunciadas por participação nos atos golpistas. As penas variam de três a 17 anos de prisão, além de multas por danos morais coletivos. Outras 500 pessoas, acusadas de atos de menor gravidade, aceitaram um acordo proposto pela PGR que evita o processo penal.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade