Engenheiro é preso por suspeita de desviar R$ 50 milhões de distribuidora de energia elétrica
Segundo a polícia, Jean Marcel Kessler era responsável pela gestão de contratos, emissão e pagamento de notas fiscais de prestadoras de serviço

Matheus Valêncio
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu nesta sexta-feira (3) o engenheiro Jean Marcel Kessler, suspeito de desviar quase R$ 50 milhões de uma distribuidora de energia elétrica do Estado. O caso foi descoberto após uma auditoria interna da CEEE-Distribuidora, que identificou irregularidades em contratos e notas fiscais.
+ Deportação de brasileiros nos EUA atinge recorde em 2025, diz Polícia Federal
De acordo com a investigação, Kessler era responsável pela gestão de contratos e pela emissão e pagamento de notas fiscais de prestadoras de serviço. Aproveitando a função, teria criado mecanismos fraudulentos para desviar os recursos da empresa.
Em depoimento, o engenheiro afirmou que não se arrepende de ter articulado o esquema milionário. Segundo ele, a falta de reconhecimento profissional e a desvalorização no trabalho foram os principais motivadores para a fraude.
+ Polícia de SP trabalha com hipótese de que metanol tenha sido usado para limpeza das garrafas
O suspeito foi localizado em Estância Velha, na região metropolitana de Porto Alegre, e encaminhado à delegacia responsável pelo caso.
Em nota, a CEEE declarou que não compactua com desvios e que mantém rigorosos processos internos para identificar e punir fraudes.
A defesa do engenheiro foi procurada pelo SBT, mas não respondeu até a última atualização desta reportagem.