Enem dos Concursos: governo divulga calendário com prova em duas etapas em 2025
De acordo com MGI, serão mais de 3 mil vagas; salários iniciais podem chegar a R$ 16 mil

Yumi Kuwano
O governo anunciou, nesta segunda-feira (28), que ofertará 3.352 vagas para a edição de 2025 do Concurso Público Nacional Unificado (CNU). As inscrições serão abertas em julho para vagas com salários iniciais que podem chegar a R$ 16 mil, distribuídas em 35 órgãos.
Das vagas, 2.180 são imediatas (sendo 1.672 de nível superior e 508 nível intermediário). Já 1.172 vagas (superior) são para provimento no curto prazo, após a homologação dos resultados.
+ Relatório da ONU aponta para expansão de golpes online aplicados por máfias asiáticas
A mudança é que as provas, agora, serão aplicadas em duas fases: uma objetiva, prevista para 5 de outubro, e outra discursiva, em 7 de dezembro. A primeira etapa habilitará para a segunda. De acordo com o calendário, a divulgação dos resultados será em fevereiro de 2026.
Serão convocados para a segunda fase candidatos nove vezes o número de vagas de cada cargo, tanto para ampla concorrência quanto para vagas reservadas. As vagas estão disponíveis no Rio de Janeiro, São Paulo, Pará e Pernambuco.
Ainda não há datas para a publicação do edital e a abertura das inscrições, que serão em julho.
A primeira edição do CNU, que ficou conhecido como Enem dos Concursos, foi realizado em agosto do ano passado. Ao todo, 2,1 milhão de pessoas se inscreveram e 970 mil fizeram a prova para 6.640 vagas em 21 órgãos federais.