Em 2 anos, 13 milhões de brasileiros deixaram de passar fome
Mesmo assim, 20 milhões ainda passavam por insegurança alimentar no 4º trimestre de 2023
Raíza Chaves
Um estudo feito pelo Instituto Fome Zero apontou que o número de pessoas em situação de insegurança alimentar grave no Brasil passou de 33 milhões no 1º trimestre de 2022 para 20 milhões no 4º trimestre de 2023. Houve uma queda de 13 milhões no número total de pessoas que passam fome no país.
+IPCA: inflação oficial registra alta de 0,83% em fevereiro, com impacto da educação
Com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2022 e 2023 (Pnad Contínua) combinados com informações da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2017 - 2018, a estimativa analisada é preliminar e deve ser interpretada como uma análise de cenário de como está a situação geral da insegurança alimentar e nutricional no Brasil.
A pesquisa mostra ainda que, em 2022, o Brasil enfrentava uma grave crise de insegurança alimentar, com 65 milhões de pessoas com restrições nutricionais.
+Receita libera nesta terça (12) programa para preencher declaração do Imposto de Renda
Para que os resultados continuem favoráveis são necessárias ações coordenadas para enfrentar a insegurança alimentar. O estudo destaca a importância de dados confiáveis e oportunidade para orientar políticas públicas e intervenções futuras.
O instituto defende também que a colaboração entre pesquisadores, formuladores de políticas e a sociedade civil é essencial para enfrentar os desafios persistentes.
* Com informações da Agência Brasil