Risco de temporais e calor atinge grande parte do Brasil nesta quinta-feira (29)
Sistema de baixa pressão, cavados e calor intenso favorecem chuva forte, temporais e rajadas de vento em diversas regiões do país


Naiara Ribeiro
Grande parte do Brasil segue em alerta para o risco de temporais e calor intenso nesta quinta-feira (29). Segundo o Climatempo, a atuação de um sistema de baixa pressão combinado com cavados e altas temperaturas espalha instabilidades pelo Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste.
A previsão indica volumes elevados de chuva, trovoadas e rajadas de vento em várias áreas, além de sensação de abafamento persistente.
Região Sul
Ao longo da manhã, há chance de chuva fraca no litoral sulista, enquanto no norte, noroeste e interior do Paraná as pancadas são mais fortes, com possibilidade de trovoadas. Entre o fim da manhã e o início da tarde, a atuação de uma baixa pressão, junto de calor e umidade, favorece chuva moderada a forte na metade norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, com risco de temporais.
No leste e litoral do Paraná e de Santa Catarina, são esperados volumes de chuva. Durante a tarde, as instabilidades avançam para mais áreas do Rio Grande do Sul, inclusive a Região Metropolitana de Porto Alegre. Entre o fim da tarde e à noite, a chuva segue no leste e litoral paranaense e catarinense. No interior e sul gaúcho, o dia tem mais aberturas de sol e chuva fraca isolada. As temperaturas seguem elevadas na maior parte da região, com marcas mais amenas em áreas de serra, litoral e sul do Paraná e de Santa Catarina.
Em Porto Alegre a manhã será de tempo firme, pancadas fortes à tarde e máxima de 32 °C. Já em Curitiba há sol pela manhã e chuva forte à tarde e à noite, com risco de temporais e máxima de 29 °C.
Região Sudeste
O dia começa mais firme na maior parte da região, mas no oeste e no noroeste paulista há chuva mais forte nas primeiras horas, com melhora ao longo da manhã. Entre o fim da manhã e o início da tarde, as pancadas se intensificam em São Paulo, no Rio de Janeiro e em grande parte de Minas Gerais, com chuva moderada a forte, trovoadas e risco de temporais.
A situação pede atenção no sul paulista, devido ao risco de acumulados de chuva elevados. No Espírito Santo e no nordeste mineiro, a chuva ocorre de forma mais fraca e intercalada com aberturas de sol. O calor predomina, com temperaturas um pouco mais amenas no sul de Minas e rajadas de vento entre 40 e 50 km/h na Região dos Lagos (RJ) e no centro-sul capixaba.
Na capital, há pancadas fortes ao longo do dia, com chance de volumes elevados e máxima em torno de 32 °C. Rio de Janeiro, há sol pela manhã, pancadas à tarde no litoral e chuva rápida à noite, com máxima de 35 °C. Belo Horizonte tem sol entre nuvens pela manhã, chuva ao longo do dia e máxima de 28 °C.
Região Centro-Oeste
Há previsão de pancadas moderadas no nordeste, oeste e interior de Mato Grosso, e chuva fraca e isolada no sul de Mato Grosso do Sul, enquanto grande parte de Goiás começa o dia com tempo mais firme. A partir do fim da manhã, as instabilidades aumentam e a chuva se intensifica em Mato Grosso e Goiás. Em Mato Grosso do Sul, a presença de baixa pressão no Paraguai e de cavado em médios níveis favorece chuva moderada a forte ao longo do dia, com risco de temporais no leste, nordeste e sudeste do estado. O calor segue predominando e a sensação de abafamento continua.
Campo Grande deve ter sol com nuvens pela manhã e chuva moderada a forte do fim da manhã à noite, com máxima de 30 °C. Em Cuiabá a previsão é de sol pela manhã, pancadas rápidas à tarde e chuva à noite, com máxima de 31 °C.
Região Nordeste
Chove de maneira moderada no litoral norte desde cedo. No sul e interior do Maranhão e do Piauí, além do Ceará, a chuva ocorre com mais força nas primeiras horas e pela manhã. À tarde, as pancadas se intensificam no litoral norte e avançam sobre Maranhão, Piauí, Ceará, norte do Rio Grande do Norte, litoral da Paraíba e oeste da Bahia, com risco de temporais entre o leste e nordeste do Maranhão, norte do Piauí e noroeste do Ceará.
No litoral norte da Bahia e no sul de Sergipe, a chuva é moderada, enquanto no sul baiano ocorre de forma mais fraca. O calor e o abafamento persistem, com atenção para a umidade baixa no norte da Bahia, interior de Pernambuco e sul da Paraíba. Rajadas de vento são esperadas entre 40 e 50 km/h no leste da região e no litoral do Ceará.
Região Norte
As instabilidades seguem presentes na maior parte da região devido à Alta da Bolívia, ao calor e à umidade. As pancadas ocorrem de forma moderada a forte no Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Tocantins.
No Pará, a chuva é mais forte em várias áreas, porém irregular. A Zona de Convergência Intertropical favorece temporais no Amapá, enquanto no interior paraense há mais aberturas de sol ao longo do dia.









