Dia do Trabalhador é feriado nacional? veja quem tem direito à folga
Calendário de feriados nacionais e pontos facultativos prevê outras duas folgas prolongadas, com emendas de fim de semana, este ano

Emanuelle Menezes
O próximo feriado nacional já está batendo na porta dos brasileiros e, para a alegria de muitos, com direito a folga prolongada. O Dia do Trabalhador, comemorado no dia 1º de maio, poderá ser emendado com a sexta-feira (2), a depender da avaliação de cada empresa.
O governo federal, por exemplo, estabeleceu o dia 2 de maio como ponto facultativo, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) publicada na última segunda-feira (28).
+ Desemprego chega a 7%; menor taxa para o primeiro trimestre desde 2012, diz IBGE
Apesar de ser feriado nacional, empregados de alguns setores considerados essenciais podem ter que trabalhar normalmente no dia 1º. Os funcionários que trabalharem na data têm direito a uma folga e, caso isso não ocorra, devem receber em dobro pelo dia trabalhado (saiba mais abaixo).
Posso ser escalado para trabalhar?
O trabalho em feriados nacionais é vetado pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), exceto em algumas categorias consideradas essenciais, como serviços de saúde, segurança, telecomunicações, transportes coletivos e energia elétrica. Se houver Convenção Coletiva de Trabalho, acordo feito entre sindicatos e empregadores, que defina o trabalho nessas condições, o funcionário também pode ser escalado para trabalhar.
O empregado, no entanto, tem direitos. O artigo 70 da CLT determina que o trabalhador que executar sua função em feriado deve ter folga compensatória (mediante acordo ou convenção coletiva) ou ser remunerado em dobro pelo dia trabalhado.
Dia do Trabalhador
A escolha pelo 1º de maio veio para representar o início da onda de protestos contra longas jornadas de trabalho, iniciada em 1886 nos Estados Unidos. Além do Brasil, outros 156 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) instituíram a data, ou dias próximos, como feriado.
A data alcançou o centenário em 2024 e segue como um marco de luta por direitos, além de reforçar os desafios no Brasil voltados à informalidade e geração de empregos.
+ Mais de 3,9 milhões de veículos devem deixar SP no feriado de 1º de Maio
Próximos feriados
Para quem já quer se planejar para as próximas folgas, um lembrete: outros dois feriados nacionais caem em quintas-feiras em 2025, podendo ser estendidos com sextas e fins de semana, a depender da avaliação de cada empresa: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20 de novembro) e Natal (25 de dezembro).
Corpus Christi, ponto facultativo nacional, será comemorado em 19 de junho (quinta-feira), aumentando a possibilidade de descanso prolongado.
A portaria com a lista de feriados nacionais e pontos facultativos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) ainda em 2024. Ela é assinada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. O documento estabelece que as datas sejam cumpridas por "órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional", sem prejudicar serviços considerados essenciais.
Veja calendário completo de feriados nacionais e pontos facultativos em 2025:
Feriados nacionais
- 1º de maio (quinta-feira), Dia Mundial do Trabalho;
- 7 de setembro (domingo), Independência do Brasil;
- 12 de outubro (domingo), Nossa Senhora Aparecida;
- 2 de novembro (domingo), Finados;
- 15 de novembro (sábado), Proclamação da República;
- 20 de novembro (quinta-feira), Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra;
- 25 de dezembro (quinta-feira), Natal.
Pontos facultativos
- 19 de junho (quinta-feira), Corpus Christi (com emenda para servidores públicos no dia seguinte, 20 de junho);
- 28 de outubro, Dia do Servidor Público federal (será comemorado no dia 27, segunda-feira);
- 24 de dezembro (quarta-feira), Véspera do Natal (ponto facultativo após as 13h);
- 31 de dezembro (quarta-feira), Véspera do Ano Novo (ponto facultativo após as 13h).