Brasil

Demora na Justiça impulsiona mercado de compra de créditos judiciais

Empresas oferecem antecipação de valores de processos que podem levar décadas para serem concluídos

Imagem da noticia Demora na Justiça impulsiona mercado de compra de créditos judiciais
SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

A morosidade do sistema judiciário no Brasil tem levado muitos trabalhadores a buscar alternativas para receber valores de ações judiciais. Atualmente, cerca de cinco milhões de processos aguardam decisão há mais de 15 anos no país, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). +Morre uma das vítimas do incêndio em fábrica de fantasias de carnaval no Rio

O tempo médio entre a abertura de um processo e o primeiro julgamento é de dois anos e quatro meses, sem contar possíveis recursos. Diante dessa demora, empresas especializadas na compra de créditos judiciais têm ganhado espaço.

Esses créditos são valores devidos em ações trabalhistas, falências e indenizações por danos morais ou materiais. Os trabalhadores vendem parte do montante que têm a receber, obtendo, de imediato, entre 25% e 40% do valor total do processo. +Mulher tem dedo mordido por bandido em tentativa de assalto na zona oeste de São Paulo

Especialistas alertam, no entanto, que essa alternativa exige cautela. Além de abrir mão de parte do valor do processo, há o risco de golpes. Recomenda-se que os trabalhadores verifiquem a credibilidade da empresa antes de fechar negócio e nunca realizem transferências antecipadas de dinheiro para intermediários.

Assuntos relacionados

Justiça

Últimas Notícias