Defesa Civil faz vistoria em imóveis atingidos por explosão em São Paulo
Inspeção começa nesta terça-feira (12); Ministério Público também fará visita ao local do acidente
Naiara Ribeiro
12/05/2026, 10:41 • Atualizado em 12/05/2026, 10:49
compartilhar
A Defesa Civil realiza, na manhã desta terça-feira (12), uma vistoria técnica nos imóveis atingidos pela explosão ocorrida no Jaguaré, na zona oeste de São Paulo, na tarde de segunda-feira (11). A inspeção está prevista para começar às 7h30 e deve avaliar as condições estruturais das edificações afetadas, além de levantar os danos provocados no local.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
Moradores de um condomínio próximo e de outras casas atingidas, com janelas danificadas, foram orientados pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros a deixarem os imóveis desde a explosão e aguardar a realização da vistoria.
Integrantes do Ministério Público de São Paulo também devem visitar o local nesta terça. O procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, determinou a mobilização do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (NAVV) para prestar apoio aos atingidos.
A explosão aconteceu durante uma obra de remanejamento de tubulação de água da Sabesp. Segundo a companhia, uma rede de gás encanado foi atingida durante o serviço. A Defesa Civil diz que ao menos 46 imóveis foram danificados e 10 ficaram completamente destruídos. Segundo as autoridades, cerca de 160 pessoas foram afetadas. Um homem morreu no local e três pessoas ficaram feridas, entre elas um funcionário da Sabesp.
Situação dos feridos
Em entrevista ao SBT News na manhã desta terça, Maxwel Souza, tenente-coronel da Defesa Civil, informou que dois feridos seguem internados no Hospital Universitário e outro em um hospital de Osasco.
O paciente internado em Osasco foi intubado e permanece em estado grave, porém estável. Outro sofreu escoriações leves e o terceiro teve fraturas, mas também apresenta quadro estável.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), convocou uma reunião no Palácio dos Bandeirantes para tratar do acolhimento das famílias afetadas, além de discutir medidas de segurança para os moradores e os imóveis atingidos. Ele afirma que "todos terão prejuízos ressarcidos e casas recuperadas” e que a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) foi acionada para apurar responsabilidades e aplicar eventuais sanções.
Defesa Civil faz vistoria em imóveis atingidos por explosão em São PauloInspeção começa nesta terça-feira (12); Ministério Público também fará visita ao local do acidente Brasil2026-05-12T10:41:50.000ZA Defesa Civil realiza, na manhã desta terça-feira (12), uma vistoria técnica nos na zona oeste de São Paulo, na tarde de segunda-feira (11). A inspeção está prevista para começar às 7h30 e deve avaliar as condições estruturais das edificações afetadas, além de levantar os danos provocados no local. Moradores de um condomínio próximo e de outras casas atingidas, com janelas danificadas, foram orientados pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros a deixarem os imóveis desde a explosão e aguardar a realização da vistoria. Integrantes do Ministério Público de São Paulo também devem visitar o local nesta terça. O procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, determinou a mobilização do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (NAVV) para prestar apoio aos atingidos. A explosão aconteceu durante uma obra de remanejamento de tubulação de água da Sabesp. Segundo a companhia, uma rede de gás encanado foi atingida durante o serviço. A Defesa Civil diz que ao menos 46 imóveis foram danificados e 10 ficaram completamente destruídos. Segundo as autoridades, cerca de 160 pessoas foram afetadas. Um homem morreu no local e três pessoas ficaram feridas, entre elas um funcionário da Sabesp. Situação dos feridos Em entrevista ao SBT News na manhã desta terça, Maxwel Souza, tenente-coronel da Defesa Civil, informou que dois feridos seguem internados no Hospital Universitário e outro em um hospital de Osasco. O paciente internado em Osasco foi intubado e permanece em estado grave, porém estável. Outro sofreu escoriações leves e o terceiro teve fraturas, mas também apresenta quadro estável. Apoio aos atingidos Além do depósito, as empresas afirmaram que prestam apoio com assistência médica, transporte, hospedagem e serviços veterinários. Segundo as empresas, o valor emergencial será pago enquanto é feito o levantamento completo dos prejuízos. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), convocou uma reunião no Palácio dos Bandeirantes para tratar do acolhimento das famílias afetadas, além de discutir medidas de segurança para os moradores e os imóveis atingidos. e que a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) foi acionada para apurar responsabilidades e aplicar eventuais sanções. São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/brasil/defesa-civil-faz-vistoria-em-imoveis-atingidos-por-explosao-em-sao-paulo
Lula diz que enviará Múcio à Venezuela na próxima semana
Presidente pediu um minuto de silêncio por mortos e feridos durante cerimônia da Marinha em Santa Catarina e disse que país precisa investir mais em defesa
Governo admite discutir apoio a setores na escala 6x1
Ministro diz que PEC é “compatível” com economia do país e afirma que eventual suporte às empresas será discutido durante tramitação da proposta no Senado