Corpo de Nana Caymmi é velado no Theatro Municipal do Rio
Cantora morreu na quinta-feira (1º), aos 84 anos, após nove meses internada para tratar uma arritmia cardíaca

SBT News
O corpo da cantora Nana Caymmi é velado nesta sexta-feira (2), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O enterro será às 14h, no Cemitério São João Batista.
Nana morreu na quinta-feira (1º), aos 84 anos. A cantora, uma das maiores do Brasil, estava internada desde agosto de 2024 na Clínica São José, em Botafogo, para tratar uma arritmia cardíaca. Segundo o hospital, a morte se deu em decorrência da disfunção de múltiplos órgãos.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o irmão da cantora, Danilo Caymmi, lamentou a perda. "Estamos na família muito chocados e tristes. Ela passou nove meses de sofrimento na UTI, um processo muito doloroso, de várias comorbidades. O Brasil perde uma grande cantora, uma das maiores intérpretes que o Brasil já viu de sentimento, de tudo”, disse.
Nana Caymmi nasceu em 29 de abril de 1941, no Rio de Janeiro. Filha do compositor Dorival Caymmi e da cantora Stella Maris, tinha dois irmãos, Dori e Danilo, que também seguiram carreira musical.
Sua estreia como cantora foi em 1960, quando ainda era adolescente. Na época, gravou “Acalanto”, composta por seu pai, em um LP que ele produzia. No mesmo ano, lançou seu primeiro compacto solo e assinou contrato com a TV Tupi, onde apresentou os programas “Sucessos Musicais” e “A Canção de Nana”, ao lado do irmão Dori.
Com interpretações marcantes e uma carreira sólida, Nana se consolidou como uma das grandes vozes da música brasileira. Era conhecida também pela franqueza com que conduzia sua trajetória artística.
Em 1961, deixou a carreira para se casar com o médico Gilberto José Aponte Paoli e se mudou para a Venezuela, onde nasceram suas duas filhas: Stella Teresa, em 1962, e Denise Maria, em 1963.
Nos anos 1970, retomou a carreira artística ao lado de talentos emergentes da MPB, como Marcos Valle, e se apresentou em diversos países da América do Sul. Em 1973, lançou seu segundo LP, Nana Caymmi, pelo selo argentino Trova.
Nana chegou a se dedicar a projetos temáticos, como "A Noite do Meu Bem: As Canções de Dolores Duran". Os últimos álbuns lançados pela cantora são “Nana, Tom, Vinicius” (2020), que conta com arranjos do irmão Dori, e “Nana Caymmi Canta Tito Madi” (2019).