Conheça o ATR 72, modelo da aeronave que caiu nesta sexta-feira em Vinhedo, interior de SP
Avião tem capacidade para 74 pessoas e é usado na aviação regional; outros dois acidentes com o modelo já foram registrados
Um avião com 61 pessoas caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, nesta sexta-feira (9). A aeronave é do modelo ATR 72-500, geralmente utilizada para rotas regionais.
A fabricante é a empresa franco-italiana Avions de Transport Régional (ATR), uma das maiores do mundo em aeronaves turboélice. O modelo tem capacidade para 74 pessoas e possui 27 metros de comprimento.
+ Veja trajeto do avião que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo
Informações do ATR-72-500 (segundo a fabricante):
- Número de assentos: 74
- Velocidade de cruzeiro: 511 km/h
- Comprimento: 27 metros
- Envergadura: 27 metros
- Autonomia de voo: 1.324 km
O ATR-72 é utilizado por diversas companhias aéreas ao redor do mundo, incluindo algumas empresas brasileiras em voos frequentes, como a Azul Linhas Aéreas, a VoePass, a TRIP Linhas Aéreas e a Avianca Brasil, entre outras.
Segundo a VoePass, companhia responsável pelo voo desta sexta-feira (8), o avião recebeu um layout com pintura retrô, inspirada no primeiro avião da empresa, ainda com a marca "Passaredo".
Outros acidentes
Este não é o primeiro acidente envolvendo a aeronave ATR 72-500. Em 23 de julho de 2014, o voo TransAsia Airways 222, um avião do modelo caiu ao pousar no Aeroporto de Magong, no condado de Penghu, em Taiwan, matando 48 pessoas a bordo e deixando 10 sobreviventes.
Em 15 de janeiro de 2023, um ATR 72-500 caiu na região oeste de Pokhara, Nepal. O voo havia decolado de Katmandu, capital do país, e levava 72 passageiros. A aeronave era operada pela Yeti Airlines, uma empresa banida do espaço aéreo da União Europeia, assim como todas as companhias aéreas do Nepal. De acordo com o site de rastreamento FlightRadar24, a aeronave tinha 15 anos e estava equipada com um transponder, porém com dados antigos e não confiáveis.
Avião caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo
Um avião caiu no início da tarde desta sexta-feira (9) na região do bairro Capela, em Vinhedo, município do interior de São Paulo. Segundo a empresa, a aeronave, que fazia o voo 2Z2283, levava 58 passageiros e 4 tripulantes, de acordo com a companhia VOEPASS Linhas Aéreas.
A companhia ainda não confirma como o acidente aconteceu, nem a situação das pessoas que estavam a bordo.
+ Queda de avião: Aeronave fez 'parafuso chato' antes de cair em Vinhedo, diz especialista; entenda
O Corpo de Bombeiros recebeu o chamado às 13h28 na rua João Edueta, próximo à rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324), e enviou sete equipes ao local.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foi acionada e está a caminho para investigar a queda da aeronave.