Brasil

Confirmado primeiro caso de febre amarela em humano deste ano

A vítima é um homem de 27 anos que esteve em área rural de Socorro, região de Campinas (SP)

Imagem da noticia Confirmado primeiro caso de febre amarela em humano deste ano
Mosquito transmissor da febre amarela

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou nesta segunda-feira (13) o primeiro caso de febre amarela em humanos de 2025. A identidade da vítima não foi revelada, mas trata-se de um homem de 27 anos, que vive em situação de rua na capital paulista.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Ele esteve recentemente em uma área rural do município de Socorro, na região de Campinas, onde houve a notificação recente de um caso de febre amarela em macaco.

O Instituto Adolfo Lutz já confirmou nove casos da doença em macacos, sendo sete na região de Ribeirão Preto, um em Pinhalzinho e o outro em Socorro.

As ações de vigilância em saúde no estado e a vacinação foram intensificadas e estão sendo recomendados cuidados para quem pretende viajar para áreas de mata.

Fique alerta aos sintomas da febre amarela

+ febre súbita

+ calafrios

+ dores intensas no corpo e na cabeça

+ náuseas e vômitos

+ fadiga

+ fraqueza

Transmissão

Importante destacar que a transmissão da doença não ocorre dos macacos para os humanos. A doença é transmitida pela picada de mosquitos silvestres.

Um indicador de sua presença se dá com a morte de macacos, que também sofrem com altos índices de mortalidade quando são contaminados.

Por isso, as equipes de saúde alertam que o avistamento de macacos mortos deve ser imediatamente informado às autoridades do município.

Últimas Notícias