Como ficará o clima no Brasil em fevereiro? Confira a previsão para o mês
Ar quente e úmido predomina e pancadas de chuva devem ser frequentes em quase todas as regiões, segundo a Climatempo


Naiara Ribeiro
Fevereiro de 2026 deve ser um mês quente e abafado em praticamente todo o Brasil, de acordo com a Climatempo. O fenômeno La Niña, que vinha atuando desde meados da primavera de 2025, está praticamente no fim e não deve influenciar significativamente o clima neste mês.
O ar quente e úmido predominante pode gerar fortes pancadas de chuva, especialmente nos primeiros dias, quando um corredor de umidade se forma sobre o Centro-Sul das regiões Sudeste e Centro-Oeste, transportando ar úmido da Amazônia e favorecendo a formação de grandes áreas de chuva.
A temperatura da superfície do mar no Pacífico Equatorial tende a entrar em fase de neutralidade, com tendência de aquecimento que pode favorecer a formação de um novo episódio de El Niño no final do outono e início do inverno.
No Atlântico Sul, a água do mar permanece acima da média, o que pode intensificar a chuva no litoral, principalmente no Sudeste e Sul.
Chuva
Durante fevereiro, as pancadas de chuva devem ser frequentes, mas irregulares, em quase todo o país:
- Sudeste e Centro-Oeste: A primeira semana pode ter chuvas mais intensas, enquanto na segunda quinzena a tendência é de redução da chuva e aumento do calor.
- Sul: Tempo seco e quente no início do mês, com aumento da possibilidade de chuva a partir da segunda semana.
- Norte e Nordeste: A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deve atuar com maior intensidade, trazendo chuva forte e frequente para essas regiões.
O volume total de chuva deve ficar próximo da média histórica. Algumas áreas podem ter chuvas acima da média, como o norte do Amazonas (incluindo Manaus) e trechos do Vale do Paraíba e litoral norte paulista. Já partes do Sul do Amapá, norte do Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, sertão de Pernambuco e Bahia e porções do Rio Grande do Sul podem registrar chuvas abaixo da média.
Temperatura
Fevereiro deve ser abafado em todo o país, como é comum nesta época do ano.
- Acima da média: Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Campo Grande e Cuiabá devem registrar calor mais intenso que o normal. A região Oeste do Paraná e Santa Catarina, assim como grande parte do Rio Grande do Sul, também pode ter temperaturas acima da média.
- Dentro da média: Capitais do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória devem ter temperaturas próximas ao esperado para fevereiro.
- Norte: A maior parte da região deve apresentar temperaturas próximas à média histórica, com exceção do extremo norte do Pará, incluindo a região de Belém, onde o calor pode ficar um pouco acima do normal.
- Nordeste: Capitais como Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal e São Luís devem registrar calor dentro do esperado para a época, sem grandes desvios da média histórica.









