Com forte temporal, SP tem maior rajada de vento registrada pela Defesa Civil
Vento atingiu 107,6 km/h na zona sul da capital paulista; número é o maior desde 1995 na região metropolitana
O forte temporal que desabou sobre São Paulo na noite de sexta-feira (11) causou o registro de um marco histórico: a maior rajada de vento na capital, na zona sul, com ventos de aproximadamente 107,6 km/h.
+ Chuva invade Plenário da Câmara dos Deputados em Brasília
De acordo com a Defesa Civil, desde 1995 até a sexta, a maior rajada registrada foi de 103,7 km/h, em 3 de novembro de 2023. Com isso, a medição é a maior registrada no banco de dados do órgão estadual.
Homem morre na zona sul da capital
A tempestade e a ventania causaram transtornos e mortes na Grande São Paulo e em outras cidades paulistas. Uma pessoa que estava em uma feira livre, no bairro do Campo Limpo, zona sul da capital, morreu ao ser atingida pela queda de uma árvore.
Em Cotia, na Grande São Paulo, um desabamento deixou três feridos. Todos foram socorridos e encaminhados para hospitais das redondezas.
Diante da situação, o fornecimento de energia elétrica também foi afetado. Segundo a Enel, “trechos inteiros da rede elétrica foram danificados em alguns pontos. As regiões Oeste e Sul da capital foram as mais atingidas, além dos municípios Carapicuíba, Taboão da Serra, Cotia, Osasco e Barueri".
Problemas na energia elétrica afetam abastecimento de água
Com a rede elétrica afetada ou inexistente, o fornecimento de água em regiões da capital, São Bernardo do Campo, São Caetano, Santo André e Cotia também foi afetado, segundo a Sabesp.
A companhia afirmou, em nota, que “estações elevatórias e boosters (equipamentos que transportam a água para locais mais altos) foram prejudicadas”. A Sabesp ainda acrescentou que a “concessionária de energia foi acionada” e recomendou o “uso consciente da água armazenada nas caixas residenciais em toda a Região Metropolitana, uma vez que o sistema de abastecimento é integrado”.
Lista de regiões e bairros afetados
São Paulo: Vila Formosa, Jardim São Luiz, Capão Redondo, Morumbi, Americanópolis, Vila do Encontro, Parque Bologne, Interlagos, Grajaú, Parelheiros, Sapopemba, Cursino, Jardim Marilda, Vila Clara, Vila Romana, Ipiranga, Vila Jaguara, Pirituba, Parque Anhanguera, Vila Maria e Jaraguá;
Santo André: Vila Progresso, Miguel ngelo, Vila Suíça, Gerassi e São Jorge;
São Caetano: Vila Gerty;
São Bernardo do Campo: Vila Planalto e Nova Petrópolis;
Cotia: Jardim Atalaia;
Cajamar: Jordanésia e Parque São Roberto.