Com chegada de calorão, cidade de SP volta a oferecer serviços de tendas e distribuição de água
Iniciativa é realizada sempre quando a temperatura ou sensação térmica atinge 32ºC ou mais
A prefeitura de São Paulo retoma, a partir das 10h desta quarta-feira (13), a Operação Altas Temperaturas. A iniciativa, que conta com a disponibilização de tendas para descanso e distribuição de água, ocorre em meio à chegada de uma nova onda de calor, fazendo com que os termômetros ou sensação térmica atinjam 32° C ou mais.
+ Onda de calor deve fazer temperaturas chegarem a 40°C em SP
O plano de contingência acontece em todas as regiões da capital. Segundo a prefeitura, agentes da Defesa Civil e equipes da Sabesp irão auxiliar no atendimento com caminhões com bebedouro, priorizando o público mais vulnerável às altas temperaturas, como pessoas em situação de rua, idosos e crianças. Animais também serão contemplados.
"Essa é mais uma medida adotada pela Prefeitura para amenizar o impacto das mudanças climáticas, que têm causado chuvas intensas e temperaturas cada vez mais altas, como é esperado para os próximos dias. A Defesa Civil do município, inclusive, decretou estado de alerta para altas temperaturas a partir das 9h desta quarta-feira", disse a gestão.
Desde o dia 20 de setembro de 2023 até 14 de fevereiro de 2024, última data em que as tendas foram ativadas, a prefeitura contabilizou 1.150.155 de atendimentos. Em relação às distribuições, foram registrados 2.658.407 itens, entre garrafas de água, fruta, sucos e copos de chás gelados, além da oferta livre de água nos bebedouros.
Confira o endereço das tendas de atendimento:
- Região Central - Praça da República e Praça Marechal Deodoro;
- Região Sul – Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto, nº 54) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel);
- Região Norte - Santana (Praça Heróis da FEB) e Vila Maria (Praça Novo Mundo);
- Região Leste - Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n), Itaquera (Avenida Musgo de Flor com Avenida Imperador, embaixo do viaduto Jacu Pêssego) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella);
- Região Oeste - Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus).