Onda de calor deve fazer temperaturas chegarem a 40°C em SP
Umidade do ar estará bastante elevada, o que irá aumentar a sensação de tempo abafado
A onda de calor que chegou ao Brasil nesta semana deve fazer com que as temperaturas aumentem em até 5ºC em São Paulo. Segundo previsão do Climatempo, o calor mais intenso deve começar a partir de quarta-feira (13), com os termômetros podendo atingir máximas de 36ºC na capital paulista e de 40ºC no interior do Estado.
+ Fenômeno climático El Niño começa a perder força, mas impactos devem continuar
“Essa ocorrência climática traz consigo a perspectiva de um aumento significativo nas temperaturas. A expectativa é de que os termômetros se elevem, dando início a uma sequência de dias escaldantes que afetarão não apenas o clima, mas também as atividades diárias dos brasileiros”, informa o boletim do instituto meteorológico.
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), órgão da prefeitura de São Paulo, indicou ainda que a umidade do ar estará bastante elevada, o que irá aumentar a sensação de tempo abafado. O mesmo foi relatado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que informou que a onda de calor deve continuar até pelo menos sexta-feira (15).
Cuidados no calor
Em meio ao forte calor, especialistas alertam para perigos à saúde, sobretudo para pessoas vulneráveis. A recomendação é evitar a exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, manter a hidratação, usar roupas leves e utilizar protetor solar. Veja outras dicas:
- Busque abrigo em locais com sombra;
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas;
- Faça exercícios físicos nos horários em que o sol não esteja tão forte;
- Prefira uma alimentação leve, sem gorduras ou frituras;
- Esteja atento aos sinais de exaustão e insolação, como tonturas e náuseas, e busque assistência médica se necessário.
Em caso de insolação, que ocorre devido ao superaquecimento do corpo, geralmente causado pela exposição prolongada ao sol ou esforço físico em altas temperaturas, a recomendação é colocar os pés para o alto e usar bolsas de gelo nas axilas, atrás da nuca e na virilha. Refrescar o corpo pulverizando água também pode ajudar.