Clima instável: sol volta a aparecer no sábado, mas tempo muda no domingo
Previsão do tempo para este final de semana destaca contrastes climáticos entre regiões brasileiras no fim de semana

Marcos Marinho
Após semanas de frio intenso nas regiões Sudeste e Sul, o sol volta a aparecer e como consequência, as temperaturas voltam a subir.
Neste sábado (5), a atuação conjunta da infiltração marítima e da circulação de ventos em baixos níveis da atmosfera contribui para a intensificação das chuvas no litoral da Bahia até Sergipe, com destaque para a Região Metropolitana de Salvador, onde são esperados acumulados significativos.
No Sudeste, na faixa litorânea do Espírito Santo, a instabilidade persiste com precipitações ao longo do dia. Por outro lado, o padrão começa a mudar no litoral do Rio de Janeiro e de São Paulo, onde o tempo firme volta a predominar.
No Norte do país, permanece o risco de temporais, especialmente entre o Amazonas, Roraima, noroeste do Pará e Amapá. As demais regiões do território nacional devem vivenciar um sábado de tempo firme, sob influência da gradativa dissipação da massa de ar polar, que se desloca para o oceano, resultando na elevação progressiva das temperaturas sobre o centro-sul.
Apesar da tendência de aquecimento, não está descartada a ocorrência de geada pontual nas primeiras horas da manhã na Serra Gaúcha, Serra Catarinense, Região da Mantiqueira e Vale do Paraíba, entre São Paulo e Minas Gerais.
+ Cúpula do Brics 2025 começa neste domingo no Rio com líderes de mais de 20 países
No Sul, a passagem de uma frente fria pela costa provoca aumento de nebulosidade na faixa leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, sem, contudo, previsão de chuvas significativas nesses estados.
Previsão para domingo (6)
Já no domingo (6), a instabilidade do tempo aparece com maior intensidade. Isso porque o avanço da frente fria pela costa da Região Sudeste, ocasionará um aumento de nebulosidade no leste paulista e provoca pancadas isoladas de chuva no litoral de São Paulo e no litoral sul do Rio de Janeiro.
No Nordeste, o cenário também continua instável com chuvas mais intensas entre o litoral norte da Bahia e Sergipe, além de precipitações de moderada a forte intensidade desde o litoral de Pernambuco até o Rio Grande do Norte.
+ Esquema de segurança mobiliza 40 mil agentes para cúpula do Brics no Rio de Janeiro
No Centro-Oeste, o sol aparece entre nuvens e as temperaturas seguem em elevação, sobretudo no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
No Sul do país, o domingo será marcado por maior cobertura de nuvens e chuva no litoral do Paraná, enquanto o tempo permanece firme nos demais estados da Região, acompanhados por temperaturas mais baixas, em virtude da chegada de uma nova massa de ar frio.
*Com informações do ClimaTempo