Esquema de segurança mobiliza 40 mil agentes para cúpula do Brics no Rio de Janeiro
Tanques nas ruas, bloqueios e restrições aéreas marcam o início dos preparativos para o evento que reúne as maiores economias emergentes do mundo
SBT Brasil
A reunião de cúpula do Brics, grupo que reúne as maiores economias emergentes do mundo, está mobilizando cerca de 40 mil agentes para o evento, que começa no domingo (4), no Rio de Janeiro. A operação conta mais de 20 mil agentes das Forças Armadas e das forças de segurança estadual.
Tanques de guerra foram posicionados na orla carioca. No espaço aéreo, uma série de restrições serão aplicadas e toda a coordenação ocorrerá em uma sala especial da Aeronáutica.
+Lula autoriza atuação das Forças Armadas na segurança da cúpula do Brics
Além disso, 17 mil policiais civis e militares também atuam nas ruas da capital fluminense, que terá feriado decretado na próxima segunda-feira (7). Ao todo, 35 delegações internacionais estarão na cidade, sendo acompanhadas por agentes federais.
A circulação das delegações diplomáticas exigirá bloqueios de ruas, restrição de acesso a bairros como Copacabana e Flamengo, além do fechamento temporário do aeroporto Santos Dumont, nos dias 6 e 7 de julho.
Equipes do Exército e da Polícia Federal realizaram varreduras nos quartos de hotéis que vão hospedar autoridades internacionais. As tropas também estão preparadas para situações de ameaças com armas químicas e biológicas.
Criado em 2001, o grupo é composto por 11 membros plenos - Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã-, além de 10 nações parceiras - Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda, Uzbequistão e Vietnã. Juntas, essas economias representam 39% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e quase metade da população do planeta.
Com a presença de chefes de Estado e de governo de mais de 20 países, a 17ª Cúpula do Brics transforma o Rio de Janeiro em uma zona de segurança máxima entre os dias 5 e 8 de julho. O encontro acontecerá no Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo.