Ciclone extratropical impulsiona o frio no Brasil; semana começa com ar seco em maior parte do país
Mesmo sem previsão de chuva do litoral do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro, o mar deve ficar agitado, com alerta de ressaca
Um ciclone extratropical em alto mar está intensificando o frio nesta segunda-feira (12) em grande parte do Sudeste e em toda a região Sul do Brasil. Segundo a Climatempo, embora o sistema não traga chuva, ele carrega uma nova massa de ar polar que manterá as temperaturas baixas até terça-feira (13).
+ Cidade de São Paulo registra menor temperatura desde 2022
Em algumas cidades do Rio Grande do Sul, no centro e norte de Santa Catarina e no sul do Paraná, há previsão de geada. Além disso, do litoral gaúcho ao carioca, o mar deve ficar bastante agitado, mesmo sem previsão de chuva.
No sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, esta segunda-feira (12) começou gelada, com temperaturas ficando mais amenas ao longo da tarde. A única exceção no Sudeste é Vitória, no Espírito Santo, onde pode haver chuva rápida e temperaturas um pouco mais altas. Cidades do sul de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso também começaram o dia mais geladas, enquanto em todo o Centro-Oeste o céu deve permanecer azul, com poucas nuvens e sem chuva durante toda a segunda-feira (12).
+ Onda de frio deve fazer temperaturas despencarem no Sul e no Sudeste; confira previsão
No Norte e Nordeste do Brasil, o clima será diferente, com pancadas de chuva passageiras em todo o litoral, mas sem grandes acumulados. A semana começa abafada com possibilidade de chuva logo de manhã em Manaus, Boa Vista e Santarém. O dia começou com temperaturas mais amenas no sul de Rondônia e no Acre, mas esquenta durante o dia e não chove.
Alertas meteorológicos
A previsão inclui alertas de mar muito agitado no Sul e Sudeste, com ressaca entre Chuí, no Rio Grande do Sul, e São Mateus, no Espírito Santo. Rajadas de vento forte, variando de 51 a 70 km/h, estão previstas para o litoral do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul de São Paulo.
Geadas podem ocorrer na Campanha Gaúcha, Serra, Vales e nordeste do Rio Grande do Sul, centro-norte e sul de Santa Catarina e centro-sul do Paraná. Rajadas de vento moderadas, entre 40 e 50 km/h, são esperadas no litoral paulista, sul e litoral do Rio de Janeiro, sudoeste de Mato Grosso, litoral do Espírito Santo e interior e litoral do Nordeste.
Umidade relativa do ar baixa gera alerta
A umidade relativa do ar está em estado de atenção, abaixo dos 30%, no norte do Paraná, centro-norte e oeste de São Paulo, centro-norte e leste de Mato Grosso do Sul, centro-norte de Minas Gerais, norte da Bahia, interior de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, sul do Ceará, oeste de Mato Grosso, sul do Amazonas, Pará e no estado de Rondônia.
+ Onda de frio faz Defesa Civil criar abrigo emergencial em São Paulo
A umidade relativa do ar é considerada em estado de alerta, abaixo dos 20%, no extremo norte de São Paulo, noroeste e Triângulo Mineiro, oeste da Bahia, centro-sul do Piauí, sul do Tocantins, Goiás, Distrito Federal e centro-leste de Mato Grosso.
Chuva moderada é esperada no extremo sul da Bahia, enquanto pancadas de chuva moderada a forte, com raios e ventos de 51 a 71 km/h, são previstas para o extremo norte do Amazonas, Roraima, noroeste do Pará e estado do Amapá.
Condições climáticas adversas ao longo da semana
No decorrer da semana, uma nova massa de ar frio continuará mantendo as temperaturas baixas no Sul do país, com chance de geada na Campanha, na serra e nos vales do Rio Grande do Sul, no centro e norte de Santa Catarina e no sul do Paraná. O mar estará muito agitado devido ao ciclone extratropical.
No Sudeste, a frente fria associada ao ciclone trará mais ventos para a costa e reforçará o ar frio. Madrugadas e manhãs serão geladas em São Paulo, Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais, com o mar agitado entre São Paulo e Rio de Janeiro e possibilidade de muitas nuvens na Região dos Lagos. Vitória pode ter chuva rápida e tempo ameno.
+ Incêndios florestais se aproximam de Atenas e Grécia ordena evacuações em massa
No Centro-Oeste, cidades do sul de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso podem amanhecer geladas. O dia será de sol com poucas nuvens e temperaturas amenas à tarde.
No Nordeste, o vento úmido que sopra do mar estimulará nuvens de chuva no sul da Bahia e litoral de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, mas as pancadas serão passageiras. Tempo firme e calor em Teresina e Fortaleza, com chuva à tarde no oeste, norte e litoral do Maranhão.