Onda de frio faz Defesa Civil criar abrigo emergencial em São Paulo
Abrigo está localizado na Estação Pedro II do Metrô e atenderá até 100 pessoas em situação de vulnerabilidade
O Governo de São Paulo abriu nesta sexta-feira (9) o Abrigo Solidário na Estação Pedro II do Metrô, localizada no centro da capital, em resposta à chegada de uma frente fria que deve causar uma drástica queda nas temperaturas na região metropolitana.
O abrigo emergencial estará disponível até a próxima terça-feira (13) e terá capacidade para acolher até 100 pessoas em situação de vulnerabilidade social por noite.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a capital paulista registrou a temperatura mínima de 9ºC neste sábado (10) e no domingo (11), a mínima será de 6ºC, com a possibilidade de atingir as menores temperaturas dos últimos dois anos.
A criação do abrigo é uma iniciativa conjunta da Defesa Civil, Fundo Social de São Paulo (FUSSP), Metrô e das secretarias de Transportes Metropolitanos e Desenvolvimento Social.
O espaço será equipado com colchões, cobertores e oferecerá duas refeições diárias (jantar e café da manhã), fornecidas pelo Programa Bom Prato Móvel. Além disso, os pets das pessoas abrigadas terão um espaço próprio, com água e ração garantidos.
As pessoas em situação de rua poderão acessar o abrigo por vontade própria, e haverá triagem no local para encaminhá-las a outros abrigos mais adequados, se necessário. O governo estadual também intensificará a divulgação do abrigo para garantir que mais pessoas tenham conhecimento da iniciativa.
O serviço 156 da Assistência Social do município estará à disposição para orientar a população sobre o Abrigo Solidário, e a Defesa Civil seguirá atuando em conjunto com outras entidades. Além disso, o Fundo Social do município está recebendo doações para apoiar as ações de acolhimento durante este período de frio intenso.