Incêndios florestais se aproximam de Atenas e Grécia ordena evacuações em massa
Fogo começou no domingo (11) à tarde, a cerca de 35 km da cidade, e foi alimentado por ventos fortes; 685 bombeiros tentam conter as chamas
O governo da Grécia ordenou nesta segunda-feira (12) a evacuação imediata de centenas de pessoas que moram nas imediações de Atenas devido à aproximação de incêndios florestais fora do controle.
+ Dia 15 de agosto é feriado? Saiba onde a data é comemorada com folga
O fogo, que começou no domingo (11) à tarde a cerca de 35 km de Atenas, foi alimentado por ventos fortes e espalhou-se rapidamente por florestas de pinheiros ressecadas por ondas de calor repetidas durante o verão. Junho e julho deste ano foram os meses mais quentes já registrados na Grécia, que também teve o inverno mais quente já registrado.
Um hospital infantil, um hospital militar, dois mosteiros e um lar infantil foram evacuados e várias casas foram queimadas. Ao menos 685 bombeiros, apoiados por 27 equipes treinadas para combater incêndios florestais, lutam contra as chamas. Mais de 190 veículos foram mobilizados, enquanto 17 aviões lançadores de água e 16 helicópteros fornecem suporte aéreo.
O departamento de polícia local também participa dos resgates. Cerca de 380 policiais já resgataram 250 moradores que estavam no caminho das chamas. Em vídeos compartilhados no X, antigo Twitter, pela corporação, é possível ver a proporção do estrago e o resgate de idosos de casas quase tomadas pelas chamas.
Três hospitais em Atenas foram colocados em alerta elevado para tratar possíveis feridos. Paramédicos e ambulâncias prestaram atendimento a dois bombeiros — um por queimaduras leves e outro por problemas respiratórios — enquanto 13 civis também foram tratados por problemas respiratórios devido à fumaça densa, segundo informações coletadas pela agência de notícias Associated Press.
Incêndios florestais estão se tornando cada vez mais frequentes na Grécia. No ano passado, mais de 20 pessoas morreram em um incêndio que durou mais de duas semanas. Em 2018, a cidade litorânea de Mati, a leste de Atenas, foi devastada pelo fogo, deixando mais de 100 mortos.