Celular Seguro terá bloqueio parcial para permitir rastreio e recuperação de aparelhos
Nova modalidade permite que celulares roubados ou furtados permaneçam ativos e voltem a se conectar à rede de telefonia
SBT News
O programa Celular Seguro disponibilizou, nesta quinta-feira (19), uma nova opção de bloqueio parcial, que desativa a linha telefônica e aplicativos, como os de bancos, mas mantém o aparelho conectado à rede. Essa funcionalidade pode ajudar no rastreamento e recuperação de dispositivos roubados ou furtados.
+Com leilões do BC, dólar recua mais de 2% e fecha em R$6,12
O bloqueio parcial é uma alternativa ao bloqueio total, que continua disponível e inutiliza completamente o aparelho ao desativar o IMEI, impedindo sua localização. Com o bloqueio parcial, as operadoras de telefonia serão notificadas caso o dispositivo se conecte à rede usando um chip diferente, e a informação será encaminhada à Secretaria de Segurança Pública do estado para que a polícia possa agir.
A iniciativa tem como objetivo reduzir o comércio ilegal de celulares e facilitar a recuperação de aparelhos roubados, promovendo mais segurança para os usuários.
De acordo com o Ministério da Justiça, responsável pelo programa, uma nova atualização será lançada nos próximos 90 dias, incluindo a possibilidade de consulta pública de aparelhos com restrição. Essa medida busca ajudar consumidores a verificar se um celular foi roubado, furtado ou perdido antes de adquiri-lo.
+Caso Gritzbach: empresário citou deputado Olim e diretor do Deic em delação sobre propina